Aplicação e Avaliação da Gamificação com Temática Dungeons and Dragons na Disciplina de Projeto Detalhado de Software
Resumo
Introdução: A gamificação tem se destacado como estratégia para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos. Na disciplina de Projeto Detalhado de Software (PDS), o baixo engajamento é um desafio. Para enfrentá-lo, foi desenvolvido um sistema gamificado inspirado em Dungeons & Dragons (D&D), com mecânicas de RPG como missões, moedas, mercado e quizzes. Objetivo: Avaliar o impacto de um sistema gamificado, baseado em D&D, na motivação dos alunos em PDS. Metodologia: A aplicação ocorreu em duas turmas consecutivas, com avaliação via formulários de satisfação e análise da participação. Resultados: Os dados indicam aumento da motivação e participação, além de estratégias diversas no uso das moedas durante as provas, evidenciando a influência positiva da gamificação no aprendizado.
Palavras-chave:
Gamificação, Engajamento, Ensino-Aprendizagem, Engenharia de Software, Dungeons and Dragons,
Referências
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Vasques, R. C. (2008). “As potencialidades do RPG (Role Playing Game) na educação escolar”. In: Universidade Estadual Paulista.
Publicado
30/09/2025
Como Citar
SANTOS, Wesley; KAROLYNE, Anny; LEITE, Eriky R.; RABELO, Jacilande de H..
Aplicação e Avaliação da Gamificação com Temática Dungeons and Dragons na Disciplina de Projeto Detalhado de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1945-1956.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10363.
