Gamificação para o Ensino da Gestão: Projetos Ágeis com Scrum e Planejamento Estratégico com Matriz SWOT
Resumo
Introdução: A gamificação aplicada ao ensino da gestão estimula o aprendizado ao promover o pensamento criativo, a capacidade de lidar com situações complexas e o desenvolvimento de uma visão analítica voltada à tomada de decisões. Objetivo: Apresentar um framework composto de dois games para auxílio do aprendizado da de acordo com áreas e abordagens específicas: Gestão de Projetos abordando o método ágil Scrum e Planejamento Estratégico abordando a Matriz SWOT. Metodologia: Consiste na revisão da literatura, no projeto e no desenvolvimento dos games. Resultados: Dois games digitais online capazes de facilitar o aprendizado dos stakeholders, proporcionando um treinamento adequado para que esses atores atuem de forma eficaz na era da Gestão 5.0.
Referências
Bach, M.P., Curlin, T., Stjepic, A.M. e Meško, M. (2023). Quo Vadis Business Simulation Games in the 21st Century? Information, 14(178), p. 1-23.
Battistella, P., Camargo, A. e Wangenheim, C. (2016). “Scrum-Scape: Jogo educacional de Role-Playing Game (RPG) para ensinar Scrum”. V Cong. Br. Informática na Educação (CBIE 2016).
Bentes, R.; Gomes, F. P. (2022). “Knight Scrum: Jogo mobile para auxiliar no aprendizado dos conceitos da Metodologia Ágil Scrum”. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2022).
Christiane, G. W.; Rafael, S. e Andriano, F. B. (2013). SCRUMIA –An educational game for teaching SCRUM in computing courses. The J. of Systems and Software, v. 86, p.2675-2687.
Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R. e Nacke, L. (2011). “From game design elements to gamefulness: defining “gamification”. In: Proc. of the 15th Inter. Academic Mindtrek Conference: Envisioning Future Media Environments 2011, Finland, pp. 9–15.
Efklides, A. e Metallidou, P. (2020). “Applying Metacognition and Self - Regulated Learning in the Classroom”. Oxford Education.
Fernandes, J. M. e Sousa, S. M. (2010). “PlayScrum – A card game to learn the scrum agile method”. In: Proceedings of Second International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications, Braga, Portugal.
Gazis, A. e Katsiri, E. (2023). Serious Games in Digital Gaming: A Comprehensive Review of Applications, Game Engines and Advancements. WSEAS Transactions on Computer Research, v.11, n.1, pp. 10-22. DOI: 10.37394/232018.2023.11.2.
Gkritsi, A. (2011). “Scrum Game: An Agile Software Management Game”. Master Thesis in Electronics and Computer Science. University of Southampton, Great Britain.
Krivitsky, A. (2011). “A Multi-Team, Full-Cycle, Product-Oriented Scrum Simulation with LEGO Bricks”. Disponível em: [link].
Moore, D., Massar, B., Frederiks, M., Veltkamp, R. e Runhaar, H. (2012). Gamification for sustainable food transitions: supporting multi-level cooperation in short food supply chains through GAIN. Int. J. Food Stud., 11, p. 248–259.
Lee, W. L. (2016). “SCRUM-X: An Interactive and Experiential Learning Platform for Teaching Scrum”. In: The 7th Int. Conf. on Education, Training and Informatics (ICETI 2016).
Peffers, K. et al. (2008). A Design Science Research Methodology for Information Systems Research. J. of Management Information Systems, v.24, n.3.
Pereira, L. et al. (2021). The New SWOT for a Sustainable World. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, v. 7, n. 1, p. 18.
Souza, A. D. (2017). “SCRUMI: Um Jogo Virtual Sério de Tabuleiro para o Ensino do Framework SCRUM”. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI).
Marques, R. (2018). “Improving Scrum Adoption with Gamification”. XXIV Americas Conference on Information Systems, New Orleans.
Yilmaz, R. O. M. (2016). Scrumban integrated gamification approach to guide software process improvement: a Turkish case study. Tehnički vjesnik, v. 23, n. 1, pp. 237-245.
Souza, F. D. J. (2016). “Scrum Hero: Gamifying the Scrum Framework”. Brazilian Workshop on Agile Methods.
Neto, O. C. P. (2019). Case study of the introduction of game design techniques in software development. IET Software, v. 12, n. 2, pp. 129-143.
Marshburn, J. S. D. (2019). “Don’t Break the Build: Developing a Scrum Retrospective Game”. Hawaii International Conference on System Sciences.
Sanina, A., Kutergina, E. e Balashov, A. (2020). The Co-Creative approach to digital simulation games in social science education. J. Computers in Education, v.149, 103813.
Schwaber, K. e Sutherland, J. (2020). “O Guia do Scrum: o guia definitivo para o Scrum: as regras do jogo”. Disponível em: [link].
Sharma, W., Lim, W. M., Kumar, S., Verma, A. e Kumra, R. (2024). Game on! A stateof-the-art overview of doing business with gamification. Technological Forecasting and Social Change, v. 198, 122988, DOI: 10.1016/j.techfore.2023.122988
Tana, B. H. T., Costa, H. A. X. e Parreira Júnior, P. A. (2019). “Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o Uso de Gamificação Aliada à Metodologia de Desenvolvimento Ágil Scrum no Contexto do Mercado de Trabalho”. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2019).
Tayal, S., Rajagopal, K. e Mahajan, V. (2022). “Modernization with Gamification on Industry 4.0”. Proc. of the Sixth International Conference on Electronics, Communication and Aerospace Technology (ICECA 2022).
Torras, I. (2015). “Bienvenido a la documentacion de Scrum!” Scrum.org. Disponível em: [link]
Tumpa, R. J.; Ahmad, T.; Moslemi Naeni, L. e Kujala, J. (2024). Computer-based games in project management education: A review. Project Leadership and Society, v. 5, p.100130. DOI: 10.1016/j.plas.2024.100130.
Wagner, E. M., Oliveira, L. B., Menezes, P. M., Barreto, Y. B. S., Santos e A. C. H. V., Silva, S. V. (2022). “Simulador para Gestão 4.0: Uma Versão Inicial”. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2022).
Wagner, E. M., Oliveira, L. B., Menezes, P. M., Santos, A. C. H. V., Barreto, Y. B. S., Menezes, K. S. V. e Silva, S. V. (2023a). “Simulador para Gestão 4.0: Uma Versão 3D”. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2023).
Wagner, E. M., Oliveira, L. B., Menezes, P. M., Santos, A. C. H. V., Barreto, Y. B. S., Menezes, K. S. V. e Silva, S. V. (2023b). “Simulador para Gestão 4.0: Um Auxílio à Tomada de Decisão”. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2023).
Vilas Boas, J. L.; Teixeira, M. A. L.; Damasceno, E. F. e Brancher, J. D. (2017). GamAPI - Uma API para Gamificação. Informática na educação: teoria & prática, v. 20, n.1, pp. 71-80. DOI: 10.22456/1982-1654.69917
