Indústria de jogos digitais: Uso do Unreal Engine para simulações industriais

  • Andressa Clara Barbosa de Araujo UFBA
  • Daniel Marques Santana Oliveira UFRB
  • Emilli Cássia Souza Lopes UFRB
  • João Vítor Siqueira Fonseca UFRB
  • Cristiane Agra Pimentel UFRB

Resumo


Introdução: As estratégias avançadas de produção da Indústria 4.0 impulsionam novos modelos de negócios e desafios globais. O Unreal Engine, originalmente para entretenimento, tem aplicações inovadoras na indústria, permitindo ambientes virtuais imersivos para simulação e treinamento. Objetivo: Analisar o cenário atual do mercado do Unreal Engine no contexto da Indústria 4.0, incluindo suas aplicações e os possíveis desafios para sua adoção e expansão. Metodologia ou Etapas: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em revisão bibliográfica de artigos científicos e publicações acadêmicas sobre a aplicação do Unreal Engine em simulações industriais. A análise dos dados coletados foi estruturada utilizando a matriz SWOT, com o apoio da inteligência artificial "Claude" para identificar e organizar os fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) relacionados ao uso do Unreal Engine na Indústria 4.0. Resultados: A análise SWOT revelou como forças do Unreal Engine sua versatilidade, o uso da realidade virtual e sua potência gráfica superior. As fraquezas identificadas incluem a alta curva de aprendizado, a complexidade na geração de modelos e os altos requisitos de hardware. As oportunidades destacam soluções especializadas, experiências imersivas e a licença gratuita para projetos menores e estudantis. As ameaças incluem a existência de engines alternativas e preocupações com a segurança de dados. A discussão detalha a contextualização do uso do Unreal Engine, suas aplicações em diversos setores industriais e a análise aprofundada de cada fator da matriz SWOT, ilustrando o potencial e os desafios de sua implementação na Indústria 4.0.

Palavras-chave: Unreal Engine, Indústria 4, 0, Jogos imersivos, Realidade virtual, Análise SWOT

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Publicado
30/09/2025
ARAUJO, Andressa Clara Barbosa de; OLIVEIRA, Daniel Marques Santana; LOPES, Emilli Cássia Souza; FONSECA, João Vítor Siqueira; PIMENTEL, Cristiane Agra. Indústria de jogos digitais: Uso do Unreal Engine para simulações industriais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1999-2008. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9773.