GodotDriver: Conectando Jogos e Robótica em um Mundo Ciber-Físico

  • Fernando N. S. Almeida UTFPR
  • André Koscianski UTFPR

Resumo


Introdução: Brinquedos combinando mecanismos e eletrônica existem há quase cem anos, e receberam um impulso da computação. Componentes menores, novos sensores, redes sem fio, são alguns elementos que levaram a novas formas de interface. Todas essas tecnologias são hoje mais acessíveis. Objetivo: Este trabalho desenvolve uma plataforma de baixo custo para brinquedos e jogos ciber-físicos, focando um carrinho de controle remoto. Metodologia: A proposta combina microcontroladores, WiFi e o motor de jogos de código aberto Godot. Resultados: Características como consumo energético, uso de rede e custo resultaram em um produto funcional e de fácil acesso. A plataforma serve de base para jogos diferentes dos tradicionais, e abre caminho para pesquisas e adaptações.

Palavras-chave: brinquedos ciber-físicos, jogos, microcontroladores, Godot

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Publicado
30/09/2025
ALMEIDA, Fernando N. S.; KOSCIANSKI, André. GodotDriver: Conectando Jogos e Robótica em um Mundo Ciber-Físico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 2034-2043. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9988.