O que define um produtor de jogo: mapeamento das principais características e diferenciais do profissional responsável pela produção de jogos digitais

  • Rafael C. Lopes CESAR School
  • Danilo M. Ribeiro CESAR School / ZUP INNOVATION

Resumo


Introdução: Com o aumento da complexidade dos jogos digitais, o papel do Game Producer torna-se cada vez mais relevante na articulação entre as dimensões criativa, técnica e de negócios. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar e mapear as principais características, habilidades e competências que definem o perfil do Game Producer. Metodologia: Foi realizada uma investigação qualitativa com 11 entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da Grounded Theory, com base nas experiências práticas dos participantes. Resultados: O estudo resultou em um conjunto estruturado de características pessoais, habilidades práticas e competências estratégicas consideradas essenciais para a atuação do Game Producer. Comunicação, adaptabilidade e gestão de projetos se destacaram como elementos centrais entre os participantes. Conclusão: O modelo proposto oferece subsídios para a formação profissional, estratégias de recrutamento e pesquisas futuras sobre papéis de liderança na indústria de jogos.

Palavras-chave: Produção de jogos, Indústria de jogos digitais, Competências profissionais, Habilidades, Produtor de jogos digitais

Referências

Armstrong, M. (2020). Armstrong’s Handbook of Human Resource Management Practice. London: Kogan Page, 15. ed. edition.

Bisch, E. (Acesso em: 15 jan. 2025). What makes a good game producer? Part 1. Disponível em: [link].

Chandler, H. M. (2013). The Game Production Handbook. Jones Bartlett Learning, 3rd ed. edition.

Charmaz, K. (2014). Constructing Grounded Theory. SAGE Publications, 2. ed. edition.

Colquitt, J. A.; Lepine, J. A. W. M. J. (2020). Organizational Behavior: Improving Performance and Commitment in the Workplace. New York: McGraw Hill, 7. ed. edition.

Creswell, J. W.; Creswell, D. J. (2022). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications, 6. ed. edition.

Creswell, J. W. (2014). nvestigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 3. ed. edition.

Del Prette, A; Del Prette, Z. (2017). Competência social e habilidades sociais: Manual teórico-prático. Psicologia em Estudo.

Fleury, M. T. L.; Fleury, A. (2004). Estratégias Empresariais e Formação de Competências: Um Quebra-Cabeça Caleidoscópico da Indústria Brasileira. São Paulo: Atlas.

Jiang, E. (2022). A game producer’s ultimate quest: the search for the ideal production methods for development. Capstone Thesis, University of Southern California.

Kalliamavakou, E.; Bird, C. (Acesso em: 8 jan. 2025). What makes a great manager of software engineers? Disponível em: [link].

Keith, C. (2010). Agile Game Development with Scrum. Addison-Wesley Professional.

Li, P. L.; Ko, A. J. (Acesso em: 8 jan. 2025). What makes a great software engineer? Disponível em: [link].

Minayo, M. (2014). C. de S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. Hucitec, 14. ed. edition.

Newzoo (2022). Relatório Global de Games. Disponível em: [link].

Nguyen, P. (2014). Game production and role of game producer: Case study: Research on demographic of gamers in hanoi, vietnam. Bachelor’s thesis, Savonia University of Applied Sciences, Kuopio, Finland. Field of Study: Social Sciences, Business and Administration. Degree Programme in International Business.

Saldaña, J. (2021). The Coding Manual for Qualitative Researchers. Thousand Oaks: SAGE Publications, 4. ed. edition.

Strauss, A.; Corbin, J. (2008). Basics of Qualitative Research: Grounded Theory Procedures and Techniques. SAGE Publications, 3. ed. edition.

Techneeds (2024). What is a game producer? understanding the role and responsibilities. Accessed on June 24, 2025.

Totten, C. (2019). An Architectural Approach to Level Design. CRC Press, 2nd ed. edition.

Törnqvist, P. (Acesso em: 15 jan. 2025). So you want to be a video game producer? LinkedIn. Disponível em: [link].
Publicado
30/09/2025
LOPES, Rafael C.; RIBEIRO, Danilo M.. O que define um produtor de jogo: mapeamento das principais características e diferenciais do profissional responsável pela produção de jogos digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 2057-2068. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10077.