Storytelling e Narrativas Interativas para Treinamento de Risco na Indústria - Uma Revisão Rápida da Literatura

  • Roberto Rufino Júnior UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO

Resumo


Introdução: Acidentes de trabalho seguem como um desafio para a indústria, impactando diretamente a saúde dos trabalhadores e a produtividade das organizações. Diante da necessidade de métodos mais eficazes de treinamento, narrativas interativas surgem como uma alternativa promissora por promoverem o engajamento emocional e a reflexão crítica sobre segurança. Objetivo: Este artigo tem como objetivo investigar como histórias interativas podem auxiliar em treinamentos de segurança na indústria, a partir da análise de estudos primários existentes na literatura. Metodologia: Foi realizada uma Revisão Rápida, na qual 77 estudos foram identificados e, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 12 estudos foram selecionados para análise detalhada. Resultados: Os estudos analisados indicam que as narrativas interativas são aplicadas em múltiplos setores industriais e etapas da formação profissional, promovendo engajamento, empatia, retenção de conteúdo e mudança de comportamento. As soluções variam de baixo a alto custo, com forte indicação de bom custo-benefício quando bem alinhadas ao contexto de aplicação.

Palavras-chave: Narração de Histórias, Narrativas Interativas, Segurança do Trabalho, Treinamento Industrial, Revisão Rápida

Referências

Barela, J., Gasiba, T. E., Suppan, S. R., Berges, M., e Beckers, K. (2019). When interactive graphic storytelling fails. In 2019 IEEE 27th International Requirements Engineering Conference Workshops (REW), pages 164–169. IEEE.

Basili, V. R. (1992). Software modeling and measurement: the goal/question/metric paradigm. Technical Report: University of Maryland, UMIACS-TR-92-9(CS-TR-2956):24.

Benetti, P. J., Kanse, L., Fruhen, L. S., Parkes, K. R., e Stephenson, E. K. (2024). Leader safety storytelling: A qualitative analysis of the attributes of effective safety storytelling and its outcomes. Safety Science, 178. Cited by: 0; All Open Access, Hybrid Gold Open Access.

Bliss, M. M. e Dalto, J. (2018). Storytelling in safety training. Professional Safety, 63(10):34–35.

Cartaxo, B., Pinto, G., e Soares, S. (2018). The role of rapid reviews in supporting decision-making in software engineering practice. In Proceedings of the 22nd International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering 2018, pages 24–34.

Dachner, A. M., Saxton, B. M., Noe, R. A., e Keeton, K. E. (2013). To infinity and beyond: Using a narrative approach to identify training needs for unknown and dynamic situations. Human Resource Development Quarterly, 24(2):239 – 267. Cited by: 11.

de Oliveira, E. G. e do Nascimento, L. C. (2024). Storytelling e inteligência artificial na educação: Criando experiências de aprendizagem inovadoras. Anais de Eventos, 1(1).

Dincelli, E. e Chengalur-Smith, I. (2020). Choose your own training adventure: designing a gamified seta artefact for improving information security and privacy through interactive storytelling. European Journal of Information Systems, 29(6):669–687.

Eiris, R. e Gheisari, M. (2017). Research trends of virtual human applications in architecture, engineering and construction. Journal of Information Technology in Construction (ITcon), 22(9):168–184.

Eiris, R., Jain, A., Gheisari, M., e Wehle, A. (2020). Safety immersive storytelling using narrated 360-degree panoramas: A fall hazard training within the electrical trade context. Safety science, 127:104703.

Gonçalves Filho, A. P., Andrade, J. C. S., e Marinho, M. M. d. O. (2011). Cultura e gestão da segurança no trabalho: uma proposta de modelo. Gestão & Produção, 18:205–220.

Isingizwe, J., Eiris, R., e Jalil Al-Bayati, A. (2024a). Enhancing safety training engagement through immersive storytelling: A case study in the residential construction. Safety Science, 179. Cited by: 0.

Isingizwe, J., Eiris, R., e Jalil Al-Bayati, A. (2024b). Immersive storytelling safety training to enhance trainee engagement: Pilot study for fall hazards in the residential construction sector. In Construction Research Congress 2024, CRC 2024, volume 4, pages 455–465. Cited by: 1.

Kaskutas, V., Dale, A. M., Lipscomb, H., e Evanoff, B. (2013). Fall prevention and safety communication training for foremen: Report of a pilot project designed to improve residential construction safety. Journal of safety research, 44:111–118.

Kolb, D. A. (2014). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. FT press.

Martins, P. T. R. B. C. (2021). Perceção dos riscos ocupacionais nos trabalhadores da indústria dos espetáculos e eventos ao vivo. PhD thesis, Instituto Politécnico de Setúbal.

McHugh, K. e Klockner, K. (2020). Learning lessons from rail safety storytelling: Telling safety like it is. Safety science, 122:104524.

Mora-Serrano, J., Muñoz-La Rivera, F., e Valero, I. (2021). Factors for the automation of the creation of virtual reality experiences to raise awareness of occupational hazards on construction sites. Electronics, 10(11):1355.

Motta, R., de Oliveira, K., e Travassos, G. (2021). Technical report: Rapid reviews on engineering of internet of things software systems. arXiv preprint arXiv:2101.05869.

Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (2025). Smartlab - observatório de segurança e saúde no trabalho. Acesso em: 10 abr. 2025.

Olson, R., Varga, A., Cannon, A., Jones, J., Gilbert-Jones, I., e Zoller, E. (2016). Toolbox talks to prevent construction fatalities: Empirical development and evaluation. Safety Science, 86:122–131.

Organização das Nações Unidas (2025). Objetivos de desenvolvimento sustentável (ods). Acesso em: 10 abr. 2025.

Osburn, L. D. (2025). Telling stories about vendors: narrative practices to negotiate risk and establish an organizational cybersecurity culture. Journal of Cybersecurity, 11(1). Cited by: 0; All Open Access, Gold Open Access.

Proteção, R. (2019). Tendências mundiais em sst. Acesso em: 19 abr. 2025.

Rodrigues, L. B. e Santana, N. B. (2010). Identificação de riscos ocupacionais em uma indústria de sorvetes. Journal of Health Sciences, 12(3):31–38.

Sanne, J. M. (2008). Incident reporting or storytelling? competing schemes in a safety-critical and hazardous work setting. Safety Science, 46(8):1205 – 1222. Cited by: 72.

Scotti, D., Matkin, D., Stockham, N., Katis, P., de Lotbiniere, A., e Satta, M. (2020). Changing behaviours through the universal language of film: The power of storytelling to reduce risks and improve safety engagement. In SPE International Conference and Exhibition on Health, Safety, Environment, and Sustainability 2020. Cited by: 0.

Venturi, D., Konell, A. E., e Giovanela, A. (2021). Treinamento: importância e benefícios da disponibilização de treinamento nas organizações. Revista Científica FAMAP, 1(01).

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., e Wesslén, A. (2012). Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media.
Publicado
30/09/2025
RUFINO JÚNIOR, Roberto; CLASSE, Tadeu Moreira de. Storytelling e Narrativas Interativas para Treinamento de Risco na Indústria - Uma Revisão Rápida da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 2097-2108. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10277.