Uso de jogos digitais na saúde: um levantamento no SBGames

  • Andreza C. dos Santos IFPB
  • Letícia Vitória S. Soares IFPB
  • Victor A. P. de Oliveira IFPB
  • Ianna Maria S. F. de Sousa IFPB

Resumo


Introdução: A indústria de jogos digitais tem crescido exponencialmente desde os anos 1970, impulsionada pela globalização e avanços tecnológicos. No Brasil, os jogos digitais são cada vez mais utilizados em diversas áreas, incluindo a saúde, com destaque para os jogos sérios, que combinam entretenimento e aprendizado. Objetivo: Esta pesquisa realiza um levantamento dos jogos sérios desenvolvidos no Brasil nos últimos cinco anos no contexto da saúde. Metodologia: A metodologia baseia-se na análise de publicações do SBGames, buscando compreender quais jogos foram aplicados, quais áreas da saúde os utilizam e quais são seus objetivos. Resultados: O estudo contribui para a descentralização das pesquisas sobre jogos no Brasil e para o fortalecimento da indústria nacional. Ao todo, foram encontrados 97 artigos, dos quais 51 atenderam aos critérios de inclusão e estão distribuídos nas seguintes áreas: terapia ocupacional, psicologia, odontologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, medicina, educação em saúde e prevenção de doenças neurociências.

Palavras-chave: jogos digitais, jogos sérios, saúde, inovação, revisão sistemática

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Publicado
30/09/2025
SANTOS, Andreza C. dos; SOARES, Letícia Vitória S.; OLIVEIRA, Victor A. P. de; SOUSA, Ianna Maria S. F. de. Uso de jogos digitais na saúde: um levantamento no SBGames. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 2132-2143. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9523.