Jogos Educativos e Simulador Interativo no Ensino de Patologia para Enfermagem e Biomedicina

  • Andressa G. da Silva UNIFESP
  • Luiza Muller UFABC
  • Gabriel S. Gonçalves UFABC
  • Bruno R. Galindo UFABC
  • André L. Brandão UNIFESP
  • Andréa C. de M. Malinverni UNIFESP

Resumo


Introdução: A disciplina de Patologia, embora essencial na formação em saúde, ainda apresenta lacunas práticas no ensino superior, especialmente nos cursos de Enfermagem. Objetivo: Apresentar o desenvolvimento de quatro jogos educativos e um simulador híbrido com dispositivo móvel, como metodologias complementares para o ensino da Patologia Geral e de Sistemas. Metodologia ou Etapas: Foram construídos protótipos físico-digitais alinhados ao conteúdo programático da disciplina, integrando ludificação, simulação digital e um microcontrolador (Digispark). O simulador PapSim incorpora o uso de smartphone para simular, por gestos, a coleta citológica. Resultados: Os resultados preliminares indicam alto engajamento, melhora na compreensão dos conteúdos e potencial da ferramenta para apoiar a preparação prática. A validação em larga escala está em andamento.

Palavras-chave: Jogos Educativos, Simulação Digital, Patologia, Citopatologia, Ensino Superior

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Publicado
30/09/2025
SILVA, Andressa G. da; MULLER, Luiza; GONÇALVES, Gabriel S.; GALINDO, Bruno R.; BRANDÃO, André L.; MALINVERNI, Andréa C. de M.. Jogos Educativos e Simulador Interativo no Ensino de Patologia para Enfermagem e Biomedicina. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 2177-2188. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9669.