Experiência do Jogo TurbeLab para Estímulo de Funções Executivas em Adolescentes com Transtornos do Neurodesenvolvimento

  • Thais de Santis Soto Medrano UPM
  • Ana Grasielle Dionísio Corrêa UPM
  • Cristiane Silvestre de Paula UPM

Resumo


Intervenções com jogos digitais mostram bons resultados entre adolescentes, fase de alta plasticidade das funções executivas (FE). Objetivo: Analisar a experiência de uso de um jogo mobile para estimular FE em adolescentes. Método: Quinze adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento participaram de duas sessões de 15 minutos. Após cada sessão, responderam ao Net Promoter Score (NPS) e, após a segunda, ao Game User Experience Satisfaction Scale (GUESS). Também foram coletados dados de pontuação e tempo de permanência como indícios de engajamento. Resultados: O NPS indicou evolução positiva na satisfação e intenção de recomendação, com médias acima de 8 e diferença significativa apenas na Fase 1 – Nível Fácil. O GUESS revelou médias acima de 4, indicando boa experiência de uso do jogo. Conclusão: Os dados sugerem que o jogo é bem aceito e tem potencial como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de FE.

Palavras-chave: Jogos, Experiência de usuário, Funções Executivas

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Publicado
30/09/2025
MEDRANO, Thais de Santis Soto; CORRÊA, Ana Grasielle Dionísio; PAULA, Cristiane Silvestre de. Experiência do Jogo TurbeLab para Estímulo de Funções Executivas em Adolescentes com Transtornos do Neurodesenvolvimento. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 2233-2243. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9989.