Realidade Virtual no Tratamento de Fobias: Uma Revisão Sistemática

  • Filipe Mendes Silva IFMA
  • José Wilker Pereira Luz IFMA
  • Bétanny Alexandra da Silva Cruz IFMA
  • Laisa Alves de Matos Torquato IFMA

Resumo


Introdução: A Terapia de Exposição por Realidade Virtual (VRET) tem se destacado como uma alternativa inovadora à exposição tradicional no tratamento de fobias, utilizando ambientes imersivos para simular estímulos fóbicos de forma segura. Objetivo: Esta revisão sistemática visa analisar a eficácia da VRET em comparação com métodos tradicionais, identificar as tecnologias mais eficazes e os desafios associados à sua implementação. Metodologia: Foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com base nas diretrizes de Higgins e Green (2011), utilizando a base ScienceDirect e a ferramenta CASP para avaliação de qualidade de 8 artigos selecionados. Resultados: A VRET demonstrou eficácia comparável ou superior à exposição tradicional, com tecnologias como alta fidelidade, gamificação e biofeedback aumentando o engajamento e a personalização. Desafios como altos custos e necessidade de capacitação profissional ainda limitam sua adoção.
Palavras-chave: Terapia de Exposição por Realidade Virtual, Fobias, Exposição Terapêutica, Revisão Sistemática, Saúde Mental

Referências

American Psychiatric Association (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Artmed, Porto Alegre, 5 edition. Editado também como livro impresso em 2014.

Ardiyanto, E. R., Alexander, P., Putra, E. N., e Ramdhan, D. (2024). "nyctophy": Assessing the effectiveness of serious game for nyctophobia based on virtual reality by usability and heart rate monitoring. Procedia Computer Science, 245:185–192.

Bun, P., Gorski, F., Grajewski, D., Wichniarek, R., e Zawadzki, P. (2017). Low – cost devices used in virtual reality exposure therapy. Procedia Computer Science, 104:445– 451. ICTE 2016, Riga Technical University, Latvia.

Clemente, M., Rey, B., Rodriguez-Pujadas, A., Breton-Lopez, J., Barros-Loscertales, A., Baños, R. M., Botella, C., Alcañiz, M., e Avila, C. (2014). A functional magnetic resonance imaging assessment of small animals’ phobia using virtual reality as a stimulus. JMIR Serious Games, 2(1):e6.

Critical Appraisal Skills Programme (CASP) (2018). CASP Systematic Review Checklist. Oxford, UK. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 out. 2024.

Donnelly, M. R., Reinberg, R., Ito, K. L., Saldana, D., Neureither, M., Schmiesing, A., Jahng, E., e Liew, S.-L. (2021). Virtual reality for the treatment of anxiety disorders: A scoping review. The American Journal of Occupational Therapy, 75(6):7506205040.

Dunn, A., Patterson, J., Biega, C. F., Grishchenko, A., Luna, J., Stanek, J. R., e Strouse, R. (2019). A novel clinician-orchestrated virtual reality platform for distraction during pediatric intravenous procedures in children with hemophilia: Randomized controlled trial. JMIR Serious Games, 7(1):e10902.

Higgins, J. P. T. e Green, S. (2011). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. John Wiley & Sons.

Khaleghi, A., Narimani, A., Aghaei, Z., Khorrami Banaraki, A., e Hassani-Abharian, P. (2024). A smartphone-gamified virtual reality exposure therapy augmented with biofeedback for ailurophobia: Development and evaluation study. JMIR Serious Games, 12.

Organização Mundial da Saúde (1993). Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – Décima Revisão (CID-10). Organização Mundial da Saúde, Genebra, 10 edition.

Riva, G. (2005). Virtual reality in psychotherapy: Review. CyberPsychology & Behavior, 8(3):220–230. PMID: 15971972.

Siriaraya, P., Visch, V., Boffo, M., Spijkerman, R., Wiers, R., Korrelboom, K., Hendriks, V., Salemink, E., van Dooren, M., Bas, M., e Goossens, R. (2021). Game design in mental health care: Case study–based framework for integrating game design into therapeutic content. JMIR Serious Games, 9(4):e27953.

Spytska, L. (2024). The use of virtual reality in the treatment of mental disorders such as phobias and post-traumatic stress disorder. SSM - Mental Health, 6:100351.

Suyanto, E. M., Angkasa, D., Turaga, H., e Sutoyo, R. (2017). Overcome acrophobia with the help of virtual reality and kinect technology. Procedia Computer Science, 116:476–483.

Öst, L.-G. (1989). One-session treatment for specific phobias. Behaviour Research and Therapy, 27(1):1–7.
Publicado
30/09/2025
SILVA, Filipe Mendes; LUZ, José Wilker Pereira; CRUZ, Bétanny Alexandra da Silva; TORQUATO, Laisa Alves de Matos. Realidade Virtual no Tratamento de Fobias: Uma Revisão Sistemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 2266-2276. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10028.