Orion: Aplicação de Jogos Digitais na Fisioterapia Respiratória Pediátrica
Resumo
Introdução: A baixa adesão de crianças ao tratamento fisioterapêutico respiratório representa um desafio recorrente na prática clínica, impactando negativamente a eficácia das intervenções. A utilização de tecnologias digitais com elementos lúdicos surge como uma estratégia promissora para tornar o processo mais atrativo e interativo. Objetivo: O desenvolvimento de uma solução gamificada integrada a um dispositivo de fisioterapia respiratória (spring load), voltada para o engajamento de crianças durante sessões terapêuticas. Metodologia: O desenvolvimento da solução seguiu o Método Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologias em Saúde (MIDTS), contemplando as etapas de compreensão do problema, levantamento de requisitos, design da solução, prototipação, testes técnicos e disseminação científica. O sistema foi desenvolvido com integração a um módulo IoT baseado em microcontrolador, e estruturado com jogos digitais associados a feedbacks visuais do desempenho respiratório da criança. Resultado: Foram desenvolvidos quatro minigames alinhados ao perfil cognitivo do público-alvo, bem como uma interface dedicada ao profissional de saúde, que permite configurar variáveis clínicas e acompanhar o progresso dos pacientes. A integração do sistema com o dispositivo de fisioterapia mostrou-se estável e funcional. O projeto encontra-se atualmente na fase de validação técnica, com a etapa de testes clínicos aguardando aprovação do comitê de ética.
Referências
Grimes, R. H. e Hounsell, M. S. (2019) “Sistema Biomédico com Jogo Sério e Dispositivo Especial para Reabilitação Respiratória”, Em: Concurso de Teses e Dissertações - Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS), 19., Niterói, Brazil, Sociedade Brasileira de Computação, p. 49-54.
Lopes, E. K. F. e Galdino, L. N. V. (2021) “Reabilitação pulmonar virtual em crianças e adolescentes asmáticos: uma revisão integrativa”. Trabalho de Conclusão de Curso. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus de Poços de Caldas.
Passos, S. D., Maziero, F. F., Antoniassi, D. Q., Souza, L. T., Felix, A. F., Dotta, E., et al. (2018) “Doenças respiratórias agudas em crianças brasileiras: os cuidadores são capazes de detectar os primeiros sinais de alerta?”. Em: Revista Paulista de Pediatria, 36(1), p. 3-9.
Silva, A. S. da, Valenciano, P. J., e Fujisawa, D. S. (2017) “Atividade lúdica na fisioterapia em pediatria: revisão de literatura”, Em: Revista Brasileira de Educação Especial, 23(4), p. 623-636.
Vasconcelos Filho, J. E., da Cunha Neto, J. S., & Ferreira, J. F. MIDTs: Interdisciplinary Method for Technological Research Development with a Focus on Health. DOI: 10.5220/0013336300003911
Mahlmeister MJ, Fink JB, Hoffman GL, Fifer LF. (1991) Positive expiratory pressure mask therapy:theorical and practical considerations and a review of the literature. Respir Care.;36(11):1218-29.
