Desenvolvimento de um Jogo Digital Educacional para o Ensino de Pensamento Computacional Concorrente

Resumo


Este artigo apresenta o processo de concepção e desenvolvimento do Mapa do Tesouro, um jogo eletrônico para o ensino de Pensamento Computacional Concorrente, um conceito derivado do Pensamento Paralelo, que por sua vez, seria um componente do Pensamento Computacional apresentado por Wing. O jogo desenvolvido tem como público alvo crianças de idade entre 4 e 10 anos. Os conceitos do PC Concorrente foram incorporados em processos do jogo, com a utilização da teoria da Retórica Procedural. O jogo foi avaliado por trinta e nove crianças durante sua utilização em aulas de um curso extracurricular de Pensamento Computacional.

Palavras-chave: game design, retórica procedural, pensamento computacional, jogos educacionais

Referências

S. Grover and R. Pea, “Computational thinking in k–12: A review of the state of the field,” Educational researcher, vol. 42, no. 1, pp. 38–43,2013.

J. M. Wing, “Computational thinking,” Communications of the ACM,vol. 49, no. 3, pp. 33–35, 2006.

“National curriculum in England: computing programmes of study.” [Online]. Available: [link].

R. Van Eck, “Digital game-based learning: It’s not just the digital natives who are restless,” EDUCAUSE review, vol. 41, no. 2, p. 16, 2006.

R. S. Monclar, M. A. Silva, and G. Xexeo, “Jogos com propósito para o ensino de programação,” in Anais do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - SBGames, 2018.

I. Bogost, Persuasive games: The expressive power of videogames. Mit Press, 2007.

R. Hunicke, M. LeBlanc, and R. Zubek, “Mda: A formal approach to game design and game research,” in Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI, vol. 4, no. 1. San Jose, CA, 2004, p. 1722.

“BBC Bitesize.” [Online]. Available: https://www.bbc.com/bitesize/topics/z7tp34j

“Code.Org.” [Online]. Available: https://code.org/curriculum/course3/1/Teacher

“Google For Education.” [Online]. Available: https://edu.google.com/resources/programs/exploring-computational-thinking/

K. Kirkpatrick, “Parallel computational thinking,” Communications of the ACM, vol. 60, pp. 17–19, 11 2017.

I. Bogost, “The rhetoric of video games,” The ecology of games: Connecting youth, games, and learning, pp. 117–140, 2008.

B. Fishman, M. Riconscente, R. Snider, T. Tsai, and J. Plass, “Empowering educators: Supporting student progress in the classroom with digital games,” Ann Arbor: University of Michigan, Tech. Rep., 2014.

M. Prensky, “Digital game-based learning,” Computers in Entertainment (CIE), vol. 1, no. 1, pp. 21–21, 2003.

K. Becker, “Pedagogy in commercial video games,” in Games and Simulations in Online Learning: Research and Development Frameworks. Idea Group, 01 2007, pp. 21–47.

R. Koster, Theory of fun for game design. OReilly Media, Inc., 2013.

C. Campbell, “The oregon trail was made in just two weeks,” Jul 2013. [Online]. Available: [link].

C. A. Maziero, “Sistemas operacionais: Conceitos e mecanismos,” Livro aberto. Acessível em: http://wiki.inf.ufpr.br/maziero/lib/exe/fetch.php, p. 27, 2014.

P. Pacheco, An introduction to parallel programming. Elsevier, 2011.

C. Breshears, The art of concurrency: A thread monkey’s guide to writing parallel applications. ”O’Reilly Media, Inc.”, 2009.

L. Inc., “Lightbot Hour.” [Online]. Available: http://lightbot.com/hour-of-code.html

H. WAHBA, “Cato’s Hike,” 1999. [Online]. Available: http://hwahba.com/catoshike/

N. is Great, “Move the Turtle,” 1999. [Online]. Available: http://movetheturtle.com/

I. OSTROVSKY, “RoboZZle,” 1999. [Online]. Available: http://robozzle.com/

2019. [Online]. Available: http://www.zachtronics.com/zachademics/

2020. [Online]. Available: https://www.esrb.org/ratings-guide/

“7 Billion Humans,” 2018. [Online]. Available: https://tomorrowcorporation.com/7billionhumans

“Scratch.” [Online]. Available: https://scratch.mit.edu/

M. LLC, “Scratch Jr.” [Online]. Available: https://www.scratchjr.org/

E. Fatourou, N. C. Zygouris, T. Loukopoulos, and G. I. Stamoulis, “Teaching concurrent programming concepts using scratch in primary school: Methodology and evaluation,” International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP), vol. 8, no. 4, pp. 89–105, 2018.

Z. R. Wendler, ““who am i?” rhetoric and narrative identity in the portal series,” Games and Culture, vol. 9, no. 5, pp. 351–367, 2014.

T. Harper, “Rules, rhetoric, and genre: Procedural rhetoric in persona 3,” Games and Culture, vol. 6, no. 5, pp. 395–413, 2011.

Unity, “Unity 3D.” [Online]. Available: https://unity.com/pt

B. B. Taucei, “Endo-gdc: Desenvolvimento de um game design canvas para concepção de jogos educativos endógenos,” Master’s thesis, UFRJ/COPPE/Programa de Engenharia de Sistemas e Computação Rio de Janeiro, 2019.

R. Sabbagh, Scrum: Gestão ágil para projetos de sucesso . Editora Casa do Código, 2014.

LUDES, “Mapa do Tesouro.” [Online]. Available: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.LUDES.MapaTesouro

LUDES, “Mapa do Tesouro.” [Online]. Available: https://github.com/LUDES-PESC/PIBIC-JogosEducacionais
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MARQUES, Pedro; MANGELI, Eduardo; MONCLAR, Rafael Studart; XEXÉO, Geraldo. Desenvolvimento de um Jogo Digital Educacional para o Ensino de Pensamento Computacional Concorrente. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 68-75. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19626.