Projetando Valores em Narrativas de Jogos Digitais Baseados em Processos para Serviços Públicos Brasileiros

  • Fabrício Janssen Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Tadeu Moreira de Classe Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-9849-5133
  • Renata Mendes de Araujo Universidade Presbiteriana Mackenzie / Universidade de São Paulo

Resumo


Este trabalho faz parte de um programa de pesquisa que explora o potencial de jogos digitais para a interação entre cidadãos e processos de prestação de serviços públicos. Durante estudos, observou-se que um dos aspectos importantes para a eficácia dos jogos construídos, são os valores que eles transmitem. Assim, a questão de pesquisa do presente de trabalho está em como projetar, de forma sistematizada, valores humanos em jogos digitais baseados em processos de negócio para o contexto de processos públicos brasileiros. Para isto, propôs-se o “Play Your Process - With Values” (PYPwV), um conjunto de atividades inspiradas na metodologia Values at Play (VAP), que consistem em auxiliar game designers a descobrirem e projetarem valores humanos em jogos digitais baseados em processos de prestação de serviços públicos e depois verificarem se os mesmos foram percebidos pelo usuário final. A base para o projeto de valores nos jogos são as narrativas, pois o brasileiro é consumidor voraz do gênero telenovela. A atividade de projeção de valores foi avaliada por meio de um questionário enviado a 40 game designers, para que estes tentassem definir elementos básicos para a narrativa de um jogo. Foram recebidas 5 respostas, que validaram a utilidade do PYPwV no seu propósito.

Palavras-chave: Design de Valores, Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio, Serviços Públicos, Serviços Públicos Brasileiros, VAPBr, Play Your Process

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Publicado
18/10/2021
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JANSSEN, Fabrício; CLASSE, Tadeu Moreira de; ARAUJO, Renata Mendes de. Projetando Valores em Narrativas de Jogos Digitais Baseados em Processos para Serviços Públicos Brasileiros. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 172-181. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19637.