Projetando Valores em Narrativas de Jogos Digitais Baseados em Processos para Serviços Públicos Brasileiros
Resumo
Este trabalho faz parte de um programa de pesquisa que explora o potencial de jogos digitais para a interação entre cidadãos e processos de prestação de serviços públicos. Durante estudos, observou-se que um dos aspectos importantes para a eficácia dos jogos construídos, são os valores que eles transmitem. Assim, a questão de pesquisa do presente de trabalho está em como projetar, de forma sistematizada, valores humanos em jogos digitais baseados em processos de negócio para o contexto de processos públicos brasileiros. Para isto, propôs-se o “Play Your Process - With Values” (PYPwV), um conjunto de atividades inspiradas na metodologia Values at Play (VAP), que consistem em auxiliar game designers a descobrirem e projetarem valores humanos em jogos digitais baseados em processos de prestação de serviços públicos e depois verificarem se os mesmos foram percebidos pelo usuário final. A base para o projeto de valores nos jogos são as narrativas, pois o brasileiro é consumidor voraz do gênero telenovela. A atividade de projeção de valores foi avaliada por meio de um questionário enviado a 40 game designers, para que estes tentassem definir elementos básicos para a narrativa de um jogo. Foram recebidas 5 respostas, que validaram a utilidade do PYPwV no seu propósito.
Referências
D. Belanche, L. V. Casal, and M. Guinaliu, "How to make online public services trustworthy". Electronic government, an international journal, vol. 9, no. 3, pp. 291–308, 2012.
M. Buhejiet al., "Re-inventing public services using gamification approaches". International Journal of Economics and Financial Issues,vol. 9, no. 6, pp. 48–59, 2019.
L. Hassan, "Governments should play games: Towards a framework forthe gamification of civic engagement platforms". Simulation & Gaming,vol. 48, no. 2, pp. 249–267, 2017.
T. M. Classe, R. M. d. Araujo, and G. Xexéo, "Jogos digitais baseados em processos de negócio". In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2019, pp. 350–353.
F. Janssen, M. Pimentel, and R. Araujo, "Valores em jogos baseados em processos de prestação de serviços públicos para cidadãos brasileiros". Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pp.1–7, 2019.
M. Flanagan, D. C. Howe, and H. Nissenbaum, "Embodying values in technology: Theory and practice". Information technology and moralphilosophy, vol. 322, 2008.
M. Flanagan and H. Nissenbaum, Values at play in digital games. MITPress, 2014.
M. Flanagan, "If you play it, do you believe it?" in Narrative Mechanics. transcript-Verlag, 2021, pp. 279–290.
D. R. Michael and S. L. Chen,Serious games: Games that educate, train, and inform. Muska & Lipman/Premier-Trade, 2005.
J. Hamari, J. Koivisto, and H. Sarsa, "Does gamification work?–a literature review of empirical studies on gamification". in 2014 47th Hawaii international conference on system sciences. Ieee, 2014, pp.3025–3034.
J. McGonigal, Reality is broken: Why games make us better and how they can change the world. Penguin, 2011.
S.-K. Thiel, M. Reisinger, K. Röderer, and P. Fröhlich, "Playing (with)democracy: A review of gamified participation approaches". JeDEM-eJournal of eDemocracy and Open Government, vol. 8, no. 3, pp. 32–60,2016.
H. Wirman, "Serious games as social innovation: case hong kong 2003-2017". Cubic journal, 2018.
S. Lounis, K. Pramatari, and A. Theotokis, "Gamification is all about fun: The role of incentive type and community collaboration". In 22ndEuropean Conference on Information Systems, 2014, pp. 1–14.
J. Aguilar, F. J. D. Serna, J. Altamiranda, J. Cordero, D. Chavez,and J. A. G. Mesa, "Metrópolis: un juego serio emergente en una ciudad inteligente". DYNA: revista de la Facultad de Minas. Universidad Nacional de Colombia. Sede Medellín, vol. 211, no. 86, pp. 215–224,2019.
T. M. Classe, R. M. Araujo, G. B. Xexéo, and S. Siqueira, "The play your process method for business process-based digital game design". International Journal of Serious Games, vol. 6, no. 1, pp. 27–48, 2019.
J. Schell,The Art of Game Design A Book of Lenses. Morgan Kaufmann Publishers and Elsevier, 2009.
M. Rokeach,The nature of human values. Free press, 1973.
S. H. Schwartz and W. Bilsky, "Toward a universal psychological structure of human values". Journal of personality and social psychology, vol. 53, no. 3, p. 550, 1987.
J. Hessen, "Filosofia dos valores". Revista Portuguesa de Filosofia, 1945.
M. S. Horn, "Beyond video games for social change". Interactions,vol. 21, no. 2, pp. 66–68, 2014.
D. P. Darzentas and L. Urqyhart, "Interdisciplinary reflections on games and human values". In Proceedings of the 2015 Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play, 2015, pp. 805–810.
J. Belman, H. Nissenbaum, M. Flanagan, and J. Diamond, "Grow-a-game: A tool for values conscious design and analysis of digital games". In DiGRA Conference, vol. 6, 2011, pp. 1–15.
S. Kheirandish and M. Rauterberg, "Human value based game design". in2018 2nd National and 1st International Digital Games Research Conference: Trends, Technologies, and Applications (DGRC).IEEE,2018, pp. 6–16.
M. Raftopoulos, "Playful card-based tools for gamification design". in Proceedings of the annual meeting of the Australian special interest group for computer human interaction, 2015, pp. 109–113.
W. Despain,100 Principles of Game Design. Editora New Riders,2012.
A. Souza". Poética". Lisboa: Calouste Gulbenkian,1992.
V. Propp, A morfologia dos contos de fadas, 1928.
R. Barthes, A aventura semiológica. Lisboa: Edições 70. p. 103-104,1987.
R. Pallottini, Dramaturgia de televisão. Boitempo, 2012.
D. Comparato,Da criação ao roteiro: o mais completo guia da arte e técnica de escrever para televisão e cinema. Rocco, 2009.
S. Field,Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Objetiva, 2001.
J. Campbell, The Hero with a Thousand Faces. Pantheon Books, 1949.
L. Sheldon, Desenvolvimento de personagens e narrativas para games. Cengage Learning, 2017.
F. Janssen, T. M. Classe, and R. Araujo, "Values at play - brasil– avaliação de artefato ". Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pp. 125–132, 2020.
V. Basili, Software Modeling and Measurement:TheGoal/Question/Metric paradigm, 1992.
T. M. Classe, R. M. d. Araujo, and G. Xexéo, "Desaparecidos rj– um jogo digital para o entendimento de processos de prestação de serviços públicos". Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pp. 772–781, 2017.