Modificabilidade: a colaboração entre usuários e desenvolvedores como uma qualidade de projeto

Resumo


Este artigo tem o objetivo posicionar o modding no campo de design, definido como uma modificação feita por um jogador no código de um jogo eletrônico com intenção de proporcionar uma nova experiência no jogar. Para isso, fizemos uma contextualização do fenômeno na história dos videogames e buscamos descrever a organização das comunidades praticantes do modding e sua forma de operar. Apontamos, então, possibilidades de investigação dentro dos contextos da educação informal, design participativo e no estudo das próprias limitações legais e técnicas da prática. Propomos uma qualidade de projeto intitulada modificabilidade para considerar as possibilidades de modificações durante o game design. Concluímos que esta qualidade não se aplica apenas ao design de jogos, mas qualquer campo projetual que lide com a abertura a intervenções dos usuários em produtos culturais.
Palavras-chave: jogos, modding, comunidades online

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Publicado
18/10/2021
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DE SOUZA, Matheus Corrêa; E SILVA, Tiago Barros Pontes; VAN AMSTEL, Frederick M. C.. Modificabilidade: a colaboração entre usuários e desenvolvedores como uma qualidade de projeto. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 293-296. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19654.