Padrões de Produção de Ícones e Símbolos em Jogos com Estilo Pixelart

  • Diogo Matiello Tarasconi UNIVALI
  • Marco Aurélio Soares dos Santos UNIVALI

Resumo


Este artigo visa fazer uma análise documental de cinco jogos com estilo pixelart disponíveis na plataforma de venda digital Steam, com o intuito de identificar padrões de produção de ícones dentre esses jogos. Pixelart é uma técnica artística nostálgica de confeccionar ícones para jogos, que remete aos primeiros consoles por causa de sua limitação de tecnologia na época, ao mesmo tempo que permite aos desenvolvedores economizarem tempo e recursos financeiros na produção artística. Designers continuam sem uma definição conclusiva acerca deste método, mas existem algumas regras que os artistas concordam e seguem para ilustrar em pixelart. O artigo obtém como resultado, padrões na confecção de bordas, ícones e saturação de elementos artísticos em comum dos jogos. Todavia, alguns jogos não seguem o padrão m certos tópicos da análise. Ainda é necessário pesquisar sobre o desenvolvimento de pixelart, com uma base documental mais ampla, com o intuito de identificar referências de maior escala, e se estas referências são aceitas e confirmadas pela comunidade artística de pixelart.

Palavras-chave: Game design, Interface, Semiótica, Produção artística

Referências

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Publicado
18/10/2021
TARASCONI, Diogo Matiello; DOS SANTOS, Marco Aurélio Soares. Padrões de Produção de Ícones e Símbolos em Jogos com Estilo Pixelart. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 297-300. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19655.