Venti: Análise semiótica de performance de gênero, estereótipo de personagens em jogos eletrônicos e seus impactos no público brasileiro

  • Élyda Costa Alves IFPB

Resumo


Com ascensão dos jogos digitais da cultura pop japonesa trazendo com si os seus estereótipos para uma diversidade de públicos, este artigo irá realizar uma análise semiótica performativa de gênero do personagem Venti da franquia Genshin Impact, desenvolvido pela empresa chinesa Tencent, na qual iremos entender a sua evocação visual para o público ocidental, posição dentro da narrativa, levando em consideração os símbolos visuais criados pelo autor, e os possíveis impactos desses estereótipos de performance de gênero nos consumidores brasileiros.

Palavras-chave: Jogos Digitais, Design de personagem, Gênero, Estereótipo, Mídia

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Publicado
18/10/2021
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ALVES, Élyda Costa. Venti: Análise semiótica de performance de gênero, estereótipo de personagens em jogos eletrônicos e seus impactos no público brasileiro. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 301-304. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19656.