Automata Toy Factory: Um Jogo Educativo para Ensino de Autômato com Pilha

Resumo


O uso de jogos no ensino cresce a cada dia com novos jogos e novas abordagens voltadas para o ensino. No ensino superior, a Ciência da Computação apresenta jogos para as mais diversas áreas, no entanto a área de Linguagens Formais e Autômatos é escassa em jogos devido à abordagem teórica de seus conteúdos. Assim, este trabalho apresenta um jogo para ensino de Autômatos com Pilha e os resultados de uma avaliação prévia do jogo baseado no Instrumento de Avaliação da Qualidade de Jogos Educacionais e na Avaliação Pedagógica dos Componentes. De acordo com os resultados preliminares o jogo tem um potencial para ser utilizado no ensino dos conceitos de Autômato com Pilha, auxiliando o aprendizado.

Palavras-chave: Jogos Educativos, Avaliação de Jogos, Autômatos com Pilha

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Publicado
18/10/2021
TOMIZAWA, Marvin Massaru; CAMPANO JUNIOR, Maurilio Martins. Automata Toy Factory: Um Jogo Educativo para Ensino de Autômato com Pilha. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 389-397. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19671.