Jogos de tabuleiro modernos e a divulgação científica: as potencialidades do jogo Cytosis para alinhar diversão e conhecimento

  • Mariana Sayde de A. S. Ribeiro Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Thaís Sanches Santos FIOCRUZ
  • Carolina Nascimento Spiegel Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo


Especialmente após a pandemia do novo coronavírus, conteúdos de biologia celular e molecular têm cada vez se destacado mais nos meios de comunicação e, esses conhecimentos científicos são fundamentais para incluir a população leiga no debate sobre temas que podem impactar sua vida. Para tanto, analisamos o potencial do jogo de tabuleiro comercial Cytosis: A Cell Biology Game na divulgação científica de biologia celular e molecular a partir das diferentes perspectivas do modelo MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics). Chegamos à conclusão de que o jogo analisado tem o potencial de proporcionar ao jogador experienciar processos celulares a partir de um modelo simplificado do funcionamento de uma célula humana, possibilitando a difusão desse conhecimento científico para o público leigo de forma lúdica. Embora ainda não lançado no Brasil, pode ser jogado de forma online. Pode ainda ser utilizado em espaços não-formais de educação, como museus e ludotecas.
Palavras-chave: jogos de tabuleiro, board game, divulgação científica, cytosis, célula, biologia molecular, MDA

Referências

J. B. Dantas, “Tecnificação da Vida: Uma discussão sobre o discurso da medicalização da sociedade,” Fractal : Revista de Psicologia, vol. 21, no. 3, pp. 563–580, 2009.

S. de S. Santos, “Ciência, discurso e mídia: a divulgação científica em revistas especializadas,” dissertation, 2007.

J. H. de S. Júnior, L. V. H. A. de S. Ribeiro, J. C. Soares, and M. Raasch, “Da Desinformação ao Caos: uma análise das Fake News frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil,” Cadernos de Prospecção, vol. 13, no. 2 COVID-19, pp. 331, 2020.

W. C. Bueno, “Comunicação Cientifica e Divulgação Científica: Aproximações e rupturas conceituaiss.,” Informação & Informação, vol. 15, no. 1esp, p. 1, 2010.

W. G. Schmiedecke and P. A. Porto, “A história da ciência e a divulgação científica na TV: subsídios teóricos para uma abordagem crítica dessa aproximação no ensino de ciências,” Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 15, no. 3, pp. 627-643, 2015.

L. Navarro Zamora, “Comunicación de la Ciencia en la pandemia por covid-19 y sus divulgadores,” Emerging Trends in Education, vol. 4, no. 7, 2021.

J. Authier-Revuz, Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1998, pp. 53–74.

G. B. da Silva and D. S. Freitas, “Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia,” Revista Didática Sistêmica, vol. 3, pp. 41–56, 2006.

M. Leite, “Biotecnologias, Clones e Quimeras sob controle social: Missão Urgente para a Divulgação Científica,” São Paulo em Perspectiva, vol. 14, no. 3, pp. 40–46, 2000.

M. L. Bianconi and F. Caruso, “Francisco. Educação não-formal,” Ciência e cultura, vol. 57, no. 4, pp. 20, 2005.

V. Codá, E. R. Da Silva, and M. S. De Vasconcellos, “O chamado do Curupira,” Acta Scientiae et Technicae, vol. 8, no. 2, 2021.

S. S. de Lyra, “O potencial dos jogos educativos com temática científica ‘Batalha de Micróbios’, ‘Imune-Série Vírus’ e ‘Microvilões em Ação’ no processo de Alfabetização Científica,” thesis, 2020.

J. Coveyou, “Cytosis: A Cell Biology Board Game,” Board game by Genius Games, 2017.

“Genius Games.” About Us - Genius Games. https://www.geniusgames.org/pages/about-us-1 (accessed Ago. 10, 2021).

A. Järvinen, “Games without frontiers: Theories and methods for game studies and design,” dissertation, 2008.

R. Hunicke, M. LeBlanc, and R. Zubek, "MDA: A formal approach to game design and game research." Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI. vol. 4. no. 1, 2004.

J. L. Bondía, “Notas sobre a experiência e o saber de experiência,” Revista Brasileira de Educação, no. 19, pp. 20–28, 2002.

V. da Fonseca “Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica,” Revista Psicopedagogia, vol. 33, no. 102, pp. 365-384, 2016.

J. Wagensberg, “A favor del Conocimiento Científico (Los Nuevos Museos),” ENDOXA, no. 14, pp. 341–356, 2001.

M. Marandino, J. Norberto Rocha, T. M. Cerati, G. Scalfi, D. De Oliveira, and M. Fernandes Lourenço, “Ferramenta Teórico-Metodológica para o Estudo dos Processos de alfabetização científica em ações de educação não formal e Comunicação Pública da Ciência: Resultados E discussões,” Journal of Science Communication América Latina, vol. 01, no. 01, 2018.

A. Çimer, “What makes biology learning difficult and effective: Students’ views,” Educational research and reviews, vol. 7, no. 3, pp. 61-71, 2012.

E. Adams and J. Dormans, Game mechanics: Advanced game design. Berkeley, CA: New Riders, 2012.

G. A. Oliveira, C. R. Sousa, A. T. Da Poian, and M. R. Luz, “Students’ misconception about energy-yielding metabolism: Glucose as the sole metabolic fuel,” Advances in Physiology Education, vol. 27, no. 3, pp. 97–101, 2003.

C. A. Monerat and M. B. Rocha, “Biologia Celular em revista: Analise de Textos de Divulgação Científica,” Ensino, Saude e Ambiente, vol. 10, no. 3, 2018.

“Ludopedia.” Cytosis: A Cell Biology Board Game - Manual de regras em PT-BR. [link]. (accessed Ago. 02, 2021).
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
RIBEIRO, Mariana Sayde de A. S.; SANTOS, Thaís Sanches; SPIEGEL, Carolina Nascimento. Jogos de tabuleiro modernos e a divulgação científica: as potencialidades do jogo Cytosis para alinhar diversão e conhecimento. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 455-461. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19678.