Jogos Digitais de Entretenimento e o Estímulo da Inteligência Lógico-Matemática de Gardner

Resumo


Existem hoje inúmeros trabalhos que abordam o uso de jogos digitais de forma pedagógica. Embora seja uma mídia largamente utilizada, poucos trabalhos oferecem profundidade em estudos que relacionem jogos digitais de entretenimento às metodologias que estimulem o desenvolvimento da Inteligência Lógico-Matemática (ILM), apresentada por Howard Gardner em sua Teoria das Inteligências Múltiplas. Como objetivo, a partir dos domínios cognitivos apresentados por Benjamin S. Bloom, este trabalho apresenta um estudo sobre o jogo The Legend of Zelda: Breath of the Wild, relacionando seu uso como estímulo ao desenvolvimento da ILM. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com natureza aplicada e os resultados encontrados por esta pesquisa, buscam apresentar dados, análises e discussões que possam nortear e subsidiar professores no uso de jogos digitais de entretenimento e a aprendizagem baseada em jogos.

Palavras-chave: Jogos Digitais de Entretenimento, Teoria das Inteligências Múltiplas, Inteligência Lógico-Matemática, Bloom

Referências

H. Gardner, “Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas,” Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 1994.

B. Bloom and M. F. Englehart et al., “Taxonomy of educational objectives,” New York: David Mckay, 1956. 262 p. (v. 1).

Nintendo. The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Nintendo Switch. Quioto (Japão): Nintendo Co., Ltd., 03 mar. 2017. [Online] Available: [link]. Accessed: Mar. 15, 2021.

N. Balasubramanian and B. Wilson, “Games and Simulations,” in Soc. Information Technology and Teacher Education. 2006.

Becta, Computer Games in Education Project. Coventry: Becta, 2001. Available: https://cibermemo.files.Wordpress.com/2015/12/edujoc2004.pdf. Accessed: Mai. 10, 2017.

J. Kirriemuir and A. McFarlane, “Literature Review in Games and Learning,” Bristol: Futurelab, 2004. 39 p.

M. Prensky, “Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais,” São Paulo: Senac, 2012

L. Anderson and D. Krathwohl, “A taxonomy for learning, teaching, and assessing: a revison of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives,” Nova York: Addison Wesley Longman, 2001. 336 p

J. Mattar, “Games em Educação – Como os nativos digitais aprendem,” São Paulo: Editora Pearson. 2010

L. Santaella and M. Feitoza, “Mapa do Jogo: a diversidade cultural dos games,” São Paulo: Cengage Learning, 2009

L. Alves and I. Coutinho, “Jogos digitais e aprendizagem: Fundamentos para uma prática baseada em evidências,” Campinas: Papirus, 2016

M. Rodrigues, “Metodologia da pesquisa: elaboração de projetos, trabalhos acadêmicos e dissertações em ciências militares,” Rio de Janeiro: EsAO, 2005

C. Antunes, “Inteligências Múltiplas e seus Jogos: introdução,” vol. 1. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012

R. Sternberg, and L. Jarvin, “Alfred Binet's contributions as a paradigm for impact in psychology,” in R. J. Sternberg (Ed.), The anatomy of impact: What makes the great works of psychology great (p. 89–107). American Psychological Association, 2003.

H. Gardner, “Inteligência – Um Conceito Reformulado,” Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2001.

H. Delfino, “Inteligências Múltiplas Segundo Howard Gardner,” 2013.

C. Antunes, “Inteligências Múltiplas e seus Jogos: inteligência lógico-matemática,” vol. 6. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012

C. Antunes, “Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências,” 20ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

R. Hunicke, and M. Leblanc and R. Zubek, “MDA: A Formal Approach to Game Design and Game Research,” San Jose, 2004.

M. Csikszentmihalyi, “Play and intrinsic rewards,” Journal of Humanistic Psychology, Vol 15(3), 1975, 41-63.

S. Rehm, “Gaming for Fun (Part 1): Eight Kinds of Fun,” Chicago. 2014.

C. Nutt, “GDC, Game Design Workshop: Mechanics, Dynamics, Aesthetics,” 2008.

E. Aranha and G. Araujo, “Avaliação formativa das competências e habilidades: instrumentação para jogos digitais,” CINTED-UFRS v. 11, n. 3, dez. 2013.

SENAC. “Planejamento de Jogos Digitais para Multiplataformas: Gêneros de jogos eletrônicos,” in Rede Fecomércio RS de Educação. 2020.

L. Vygotsky and A. Luria, “Estudos da história do comportamento: símios, homem primitivo e criança,” Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

N. Wagner, “The Legend of Zelda e seus 35 anos de história - Parte I: estabelecendo padrões para a indústria dos games,” in Nintendo Blast. 2021. [Online] Available: [link]. Accessed: Mar. 05, 2021.

W. Wakka, “Nintendo Switch se aproxima de 80 milhões de unidades vendidas,” in CanalTech. 2021. [Online] Available: [link]. Accessed: Mar. 08, 2021

A. Osborn, “Zelda: Breath of the Wild vence prêmio de Melhor Jogo do Ano no DICE Awards 2018,” in IGN Brasil. 2018.

B. Penilhas, “Zelda: Breath of the Wild vence prêmio de Melhor jogo de 2017 no The Game Awards” in IGN Brasil. 2017.

Breath of the Wild Interactive Maps. Zelda Maps, 2021. [Online] Available: https://zeldamaps.com/?game=BotW/. Accessed: Jul. 20, 2021

A. Ferraz, and R. Belhot, “Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais,” Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PAIVA, Carlos Alberto; SILVEIRA, Regina Melo. Jogos Digitais de Entretenimento e o Estímulo da Inteligência Lógico-Matemática de Gardner. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 462-471. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19679.