Jogos Sérios para Educação Financeira: um mapeamento sistemático

Resumo


O uso de jogos sérios como ferramentas de apoio ao ensino tem se tornado uma crescente abordagem para promover a aquisição do conhecimento em diversos assuntos, habilidades sociais e mudança de comportamentos. Este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático da Literatura que tem como objetivo identificar como os jogos sérios são desenvolvidos para o ensino da educação financeira. O mapeamento foi realizado sobre artigos publicados em periódicos e anais de eventos a partir de 2015. Os resultados obtidos indicam que o uso de recursos multiplayer, combinados com design de níveis, aplicações de técnicas de inteligência artificial e inclusão do papel docente no desenvolvimento são tendências que podem ser explorados pelas pesquisas.
Palavras-chave: Jogos sérios, Educação Financeira, Mapeamento Sistemático

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Publicado
18/10/2021
TORRENS, Isabel Cristina; MATOS, Simone Nasser; BORGES, Helyane Bronosky; LOPES, Rui Pedro. Jogos Sérios para Educação Financeira: um mapeamento sistemático. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 479-488. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19681.