Jogos Sérios para Educação Financeira: um mapeamento sistemático

Resumo


O uso de jogos sérios como ferramentas de apoio ao ensino tem se tornado uma crescente abordagem para promover a aquisição do conhecimento em diversos assuntos, habilidades sociais e mudança de comportamentos. Este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático da Literatura que tem como objetivo identificar como os jogos sérios são desenvolvidos para o ensino da educação financeira. O mapeamento foi realizado sobre artigos publicados em periódicos e anais de eventos a partir de 2015. Os resultados obtidos indicam que o uso de recursos multiplayer, combinados com design de níveis, aplicações de técnicas de inteligência artificial e inclusão do papel docente no desenvolvimento são tendências que podem ser explorados pelas pesquisas.
Palavras-chave: Jogos sérios, Educação Financeira, Mapeamento Sistemático

Referências

ONU, 2015. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível: [link]. Acesso em: 03 Abr. 2021

T. Moreira and R. S. S. dos Santos. Educação para o desenvolvimento sustentável na escola: caderno introdutório. Brasília: UNESCO, 2020.

BNCC, 2018. Base Nacional Comum Curricular. Disponível: [link]. Acesso 18 Jun 2021.

CONEF, Educação Financeira nas escolas: ensino fundamental. Livro do Professor. 1ª ed. Brasília: CONEF, 2014.

R. M. M. de Souza, “Software solutions for financial literacy: a mapping study. Software solutions for financial literacy: a mapping study, p. 1-388–416.

M. Prensky, Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2012.

B. E. Kitchenham and S. Charters, “Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering,” Technical Report, Keele University And Durham University Joint Report, 2007.

R. Dörner, S. Göbel and W. Effelsberg and J. Wiemeyer. Serious games. Basel, Switzerland: Springer International Publishing, 2016.

J. Novak, Desenvolvimento de games, 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

D. Michael and S. Chen, Serious games: Games that educate, train, and inform, Boston, MA: Thomson Course Technology, 2006.

C.C. Abt, Serious games, Lanham, MD: University Press of America, 1987.

S. Rabin, Introdução ao Desenvolvimento de Games, vol. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

F. Biagi and M. Loi, “Measuring ICT use and learning outcomes: evidence from recent econometric studies”. European Journal of Education, v. 48, n. 1, p. 28–42, 2013.

E. A. Boyle et al., “An update to the systematic literature review of empirical evidence of the impacts and outcomes of computer games and serious games”, Computers & Education, vol. 94, pp. 178-192, 2016.

F. Laamarti and M Eid and A. E. Saddik, “An Overview of Serious Games”, International Journal of Computer Games Technology, vol. 2014, 2014.

R. Ricciardi and L. T. D. Paolis, and A. E. Saddik, “A Comprehensive Review of Serious Games in Health Professions”, International Journal of Computer Games Technology, vol. 2014, 2014.

A. All, and E. P. N. Castellar, and J. V. Looy, “Assessing the effectiveness of digital game-based learning: Best practices”, Computers & Education, vol. 92-93, pp. 90-103, 2016.

V. S. G. da Luz et al, “A Systematic Mapping on Machine Learning Algorithms and Gamification Applied to Education”, in: CSEDU (2). 2021. pp. 353-361.

R. C. D. C. Neris, “Edu no Planeta Das Galinhas: o processo de construção de um game sobre educação financeira para crianças”, Ludicidade, Jogos Digitais e Gamificação na Aprendizagem, pp. 171-176, Penso Editora, 2020.

BCB and CONEF, “Brazil: Implementing the National Strategy”, Russia’s G20 presidency; OECD. Advancing national strategies for financial education, pp. 66-92, 2013.

OCDE, 2021. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível: https://www.oecd.org/. Acesso 13 Jun 2021.

ENEF, 2010. Estratégia Nacional de Educação Financeira. Disponível: [link]. Acesso em 18 Jun 2021.

S. Braunstein and C. Welch. “Financial literacy: An overview of practice, research, and policy”. Fed. Res. Bull., v. 88, p. 445, 2002.

M. J. C. Samonte et al, “Kashing: a financial literacy microlecture app”, in: Proceedings of the 3rd International Conference on Communication and Information Processing, pp. 214-220, 2017.

M. F. Warder et al. “Financial Literacy Education and Responsibilities in Developing Countries Using a Computer Application”, in IEEE International Symposium on Technology and Society (ISTAS). IEEE, pp. 26-31, 2018.

V. Riemer and C. Schrader, “Mental model development in multimedia learning: interrelated effects of emotions and self-monitoring”. Frontiers in psychology, v. 10, p. 899, 2019.

A. Rasco and J. Chan and G. Peko and D. Sundaram, “Evolution of Serious Games to Support Lifelong Learning and Decision Making: Design and Implementation of a Financial Literacy Game”, in: Proceedings of the 54th Hawaii International Conference on System Sciences, pp. 64, 2021.

A. Rasco and J. Chan and G. Peko and D. Sundaram, “FinCraft: Immersive Personalised Persuasive Serious Games for Financial Literacy Among Young Decision-Makers”, in: Proceedings of the 53rd Hawaii International Conference on System Sciences, p. 32-41, 2020.

R. C. T. Junior et al, “Finance Game: Um jogo de apoio à educação financeira”, RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015.

C. Peres and E. M. Miletto and J. S. Santicioli and W. Chimura and S. Bertagnolli, “A utilização de um jogo sério em aulas introdutórias à educação financeira”. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 1, p. 223-232, 2019.

A. H. J. Ferreira and V. V. A. Santos and K. C. Santana and C. P. Pereira. “DinQuiz: um jogo sobre educação financeira voltado ao público infantil”, in Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames 2020), Recife, 2020.

R. M. M. Souza and P. N. Mustaro, “Processo aplicado de design de jogo digital para educação financeira voltada a adultos no Brasil”, in Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento (SBGames 2015), Teresina., 2015.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
TORRENS, Isabel Cristina; MATOS, Simone Nasser; BORGES, Helyane Bronosky; LOPES, Rui Pedro. Jogos Sérios para Educação Financeira: um mapeamento sistemático. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 479-488. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19681.