Luta de Classes: jogo sério educativo

  • Raphael Leite Campos UFRGS
  • Dante Augusto Couto Barone UFRGS

Resumo


Os conflitos de classe têm provocado os trabalhadores de jogos digitais a se sindicalizarem, ou a se organizarem em movimentos sociais, como o Game Workers Unite, que possui associação inclusive no Brasil. Visando formar a força de trabalho consciente da luta de classes na indústria brasileira de jogos digitais, adota-se a pedagogia histórico-crítica como base para elaboração do jogo sério educativo Luta de Classes. O método pedagógico é composto pelos momentos de problematização da prática social, instrumentalização, catarse e retorno à prática social. O objetivo é provocar o movimento no processo de consciência de estudantes de atividade acadêmica de programação do segundo semestre do curso tecnólogo de jogos digitais de universidade comunitária. Tal jogo está em fase de teste de aceitação e será aplicado como experimento de projeto de pesquisa de doutorado de informática na educação.
Palavras-chave: Jogos sérios, luta de classes, pedagogia histórico-crítica

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Publicado
18/10/2021
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CAMPOS, Raphael Leite; BARONE, Dante Augusto Couto. Luta de Classes: jogo sério educativo. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 499-508. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19683.