Metodologia Baseada em Projetos para Desenvolvimento de Games em Educação Remota
Resumo
Com o efeito da suspensão das atividades presenciais e a migração das mesmas para os ambientes de aprendizagem online devido a pandemia de COVID-19, um novo desafio surge, o de transição de um ensino remoto de emergência para uma verdadeira educação digital. Neste sentido, buscamos neste estudo validar uma metodologia de ensino baseada em projetos que foi aplicada em um curso de desenvolvimento de jogos em um contexto remoto. Para compreender o efeito da experiência de aplicação desta metodologia nos estudantes, foi aplicado um questionário com escala likert, que mapeia pontos centrais referentes às características da aprendizagem baseada em projetos e em seguida foram realizadas entrevistas para entender com mais detalhes as avaliações feitas pelos estudantes. A partir das informações coletadas, podemos entender que características relacionadas ao formato do curso, como o modo de acesso às aulas, a produção de projetos e a postura dos orientadores, foram consideradas pelos estudantes como muito positivas para o aprendizado, no entanto é perceptível um descontentamento com o trabalho em equipe proposto, sendo esse um ponto a ser melhor trabalhado, devido a falta de experiência e às dificuldades de interação e cooperação que naturalmente surgem neste contexto de ensino remoto.
Palavras-chave:
Educação Remota, Games, Metodologia Baseada em Projetos
Referências
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Publicado
18/10/2021
Como Citar
DE SANTANA, Gabriel Brito; MONTEIRO, Lidiane de Souza; DA COSTA, Diego Marcelo Rodrigues; NIPO, Daniel Teixeira; DA SILVA, Gabriel Candido; FILHO, Paulo Alexandre; RODRIGUES, Rodrigo Lins.
Metodologia Baseada em Projetos para Desenvolvimento de Games em Educação Remota. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 539-548.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19687.