Um Jogo para Dispositivos Móveis com o Objetivo de Auxiliar o Ensino de Libras e Português

  • Igor V. L. do Nascimento UFRPE / MiLux Entertainment
  • Amanda F. C. de Oliveira MiLux Entertainment
  • João P. G. e A. Lima MiLux Entertainment
  • Lucyanna A. Bezerra MiLux Entertainment
  • Gilberto A. de A. Cysneiros Filho UFRPE

Resumo


Existe, aproximadamente, um bilhão de pessoas no mundo com alguma deficiência, milhões delas no Brasil, e a maioria destes indivíduos têm dificuldade de se comunicar na sociedade. Existem quase 2 milhões de Surdos no Brasil ou que possuem deficiência auditiva. Muitas delas têm dificuldade no aprendizado da Língua Portuguesa. A língua naturalmente falada pelos Surdos no Brasil é a Língua Brasileira de Sinais (Libras) que se expressa por meio de gestos com as mãos, o corpo e o rosto. Cada país possui uma língua de sinais com suas diferenças regionais. Os jogos digitais se mostram bastante promissores quando utilizados na educação, melhorando o desempenho dos alunos nas disciplinas das escolas. Porém, existem poucos aplicativos voltados à educação infantil e, menos ainda, voltados à educação infantil de Surdos. Além disso, há uma falta de materiais pedagógicos disponíveis na Internet utilizando sinais de Libras com as variações linguísticas do Nordeste, sendo a maioria utilizando-se sinais da região Sudeste. De forma a contribuir para a solução dessa problemática, nós apresentamos um jogo desenvolvido para dispositivos móveis como smartphones e tablets, dentro da perspectiva do m-learning, com o intuito de auxiliar as crianças surdas e os professores na alfabetização e aprendizado de Libras e Português em Pernambuco. O jogo foi testado por alguns professores das escolas municipais de Recife/PE. Foram realizadas entrevistas também com eles para validar a problemática da região e validar a solução proposta. Os professores entrevistados externaram o potencial que a ferramenta do jogo digital proposta tem no auxílio da aprendizagem das crianças surdas.

Palavras-chave: m-learning, jogo digital, Libras, inclusão digital, variação linguística, alfabetização e letramento de Surdos

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Publicado
18/10/2021
NASCIMENTO, Igor V. L. do; OLIVEIRA, Amanda F. C. de; LIMA, João P. G. e A.; BEZERRA, Lucyanna A.; CYSNEIROS FILHO, Gilberto A. de A.. Um Jogo para Dispositivos Móveis com o Objetivo de Auxiliar o Ensino de Libras e Português. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 628-637. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19697.