ZoAm Gamebot: uma aventura de múltiplos aprendizados por um mundo computacional perdido na Amazônia

Resumo


A busca por alternativas de processos de aprendizagem que atraiam mais o interesse e envolvimento dos jovens, motivou a criação de um jogo com uma arquitetura de chatbot e o roteiro baseado em uma história interativa com múltiplos caminhos de aprendizagem. O GameBot ZoAm é, então, apresentado neste artigo, sendo desenvolvido na plataforma de distribuição digital de mensagens Discord, com um processo de aprendizagem baseado em contação de história envolvendo conceitos básicos de computação, por meio de desafios lógicos que trabalham os pilares do pensamento computacional, além de reforçar a valorização do folclore amazônico e valores humanos. Uma pesquisa-ação foi conduzida com 20 alunos do 8o e 9o ano do Ensino Fundamental, onde através de uma análise heurística para avaliar a usabilidade, mobilidade, jogabilidade e imersão, foi verificado que o jogo proposto tem potencial para promover a assimilação dos conceitos integrados aos desafios e de garantir que os estudantes fiquem interessados em se manter jogando.

Palavras-chave: Aplicativos de simulação de conversa, jogos digitais educacionais, narrativas e contação de histórias, pensamento computacional

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Publicado
18/10/2021
PESSOA, Larissa; MARTINS, Lia; DE FREITAS, Rosiane. ZoAm Gamebot: uma aventura de múltiplos aprendizados por um mundo computacional perdido na Amazônia. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 645-654. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19699.