ZoAm Gamebot: uma aventura de múltiplos aprendizados por um mundo computacional perdido na Amazônia

Resumo


A busca por alternativas de processos de aprendizagem que atraiam mais o interesse e envolvimento dos jovens, motivou a criação de um jogo com uma arquitetura de chatbot e o roteiro baseado em uma história interativa com múltiplos caminhos de aprendizagem. O GameBot ZoAm é, então, apresentado neste artigo, sendo desenvolvido na plataforma de distribuição digital de mensagens Discord, com um processo de aprendizagem baseado em contação de história envolvendo conceitos básicos de computação, por meio de desafios lógicos que trabalham os pilares do pensamento computacional, além de reforçar a valorização do folclore amazônico e valores humanos. Uma pesquisa-ação foi conduzida com 20 alunos do 8o e 9o ano do Ensino Fundamental, onde através de uma análise heurística para avaliar a usabilidade, mobilidade, jogabilidade e imersão, foi verificado que o jogo proposto tem potencial para promover a assimilação dos conceitos integrados aos desafios e de garantir que os estudantes fiquem interessados em se manter jogando.

Palavras-chave: Aplicativos de simulação de conversa, jogos digitais educacionais, narrativas e contação de histórias, pensamento computacional

Referências

L. O. de Sousa and A. Dalla Bernardino, “A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental,” Educere et Educare, vol. 6, no. 12, 2011.

M. Bahja, R. Hammad, and G. Butt, “A user-centric framework for educational chatbots design and development,” in International Conference on Human-Computer Interaction. Springer, 2020, pp. 32–43.

N. Sandu and E. Gide, “Adoption of ai-chatbots to enhance student learning experience in higher education in india,” in 2019 18th International Conference on Information Technology Based Higher Educationand Training (ITHET). IEEE, 2019, pp. 1–5.

B. Robin, “The power of digital storytelling to support teaching and learning,”Digital Education Review, no. 30, pp. 17–29, 2016.

C.-C. Liu, K.-P. Liu, G.-D. Chen, and B.-J. Liu, “Children’s collaborative storytelling with linear and nonlinear approaches,” Procedia-Social and Behavioral Sciences, vol. 2, no. 2, pp. 4787–4792, 2010.

M. Letonsaariet al., “Nonlinear storytelling approach to developing computational thinking skills,”Helsinki Studies in Education, 2021.

. Smutny and P. Schreiberova, “Chatbots for learning: A review of educational chatbots for the facebook messenger,”Computers & Education, vol. 151, p. 103862, 2020.

E. E. Antunes, M. d. L. P. Picchi, G. S. Pinto, and A. V. F. Ragazani,“Chatbot como interface para a aprendizagem da língua inglesa,”Revista Interface Tecnológica, vol. 15, no. 1, pp. 28–38, 2018.

D. B. Bulhoes, L. P. Assis, A. N. Bodolay, A. V. Andrade, and C. G.Pitangui, “Professora vitória: um chatbot para o ensino da leitura,” in Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC,2020, pp. 451–460.

F. G. de Sousa Pires, M. S. P. Pessoa, R. M. Ferreira, J. R. S. Bernardo, and F. M. M. de Lima, “O livro do conhecimento: um serious game educacional para aprendizagem de ortografia da língua portuguesa, ”Revista Brasileira de Informática na Educação, vol. 28, pp. 436–460,2020.

N. Lavie, “Distracted and confused?: Selective attention under load,” Trends in cognitive sciences, vol. 9, no. 2, pp. 75–82, 2005.

A. F. Winfield and S. Blackmore, “Experiments in artificial culture: from noisy imitation to storytelling robots,” arXiv preprint arXiv:2106.11754,2021.

C. P. Martoni, A. C. da Silva, and C. E. Pagani, “Proposta para melhoria da jogabilidade do jogo final fantasy XIV para pessoas com tdah: o ambiente stimulus.

J. Campbell, The hero with a thousand faces.New World Library,2008, vol. 17

H. Desurvire and C. Wiberg, “Game usability heuristics (play) for evaluating and designing better games: The next iteration,” in International conference on online communities and social computing. Springer,2009, pp. 557–566.

H. Korhonen and E. Koivisto, “Playability heuristics for mobile games,” 01 2006, pp. 9–16.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PESSOA, Larissa; MARTINS, Lia; DE FREITAS, Rosiane. ZoAm Gamebot: uma aventura de múltiplos aprendizados por um mundo computacional perdido na Amazônia. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 645-654. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19699.