Léo & Maya: um jogo para auxiliar no ensino de pensamento computacional

Resumo


Em um mundo com cada vez mais computadores, é imprescindível que as pessoas saibam resolver problemas usando computadores de forma eficaz. Para tal, é necessário introduzir pessoas ao Pensamento Computacional: um meio de resolver problemas que consiste em interpretar e dividir problemas grandes em problemas menores com soluções conhecidas e descrever essa solução na forma de um algoritmo. O jogo Léo & Maya é uma forma de ajudar no ensino de Pensamento Computacional para crianças de sete a onze anos. Ele consiste em vinte e duas fases de complexidade crescente onde o jogador é levado a montar algoritmos usando um conjunto específico de instruções para completar objetivos específicos, por vezes fazendo uso de Pensamento Computacional Paralelo para controlar mais de um personagem dentro de uma fase. Apesar da validação ter ocorrido durante a pandemia do Covid-19, que limitou o acesso aos voluntários entrevistados, a recepção por parte dos professores entrevistados, responsáveis por alunos dentro da faixa etária pretendida foi positiva, apontando para um futuro promissor para o projeto.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Pensamento Computacional Paralelo, Jogos Educativos

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Publicado
18/10/2021
HENRIQUES, Horácio B. M.; MANDOJU, Júlio R. K.; DELGADO, Carla A. D. M.; XEXÉO, Geraldo. Léo & Maya: um jogo para auxiliar no ensino de pensamento computacional. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 705-708. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19713.