Litorália: um jogo digital para o ensino da biodiversidade brasileira
Resumo
Dificuldades severas no ensino de biodiversidade brasileira são apontadas por diferentes autores. Isto pode levar a uma falta de atenção à fauna e flora brasileiras, que sofrem grande risco devido à diminuição de medidas de proteção ambiental. Uma solução educacional é a aprendizagem baseada em jogos digitais. Jogos digitais possuem alto potencial educacional, porém muitas vezes desperdiçado devido a um mau uso da retórica procedimental. No ensino de Biologia, aplicações de jogos digitais com a temática de biodiversidade brasileira são escassas. Este artigo visa apresentar um protótipo de um jogo digital que incentive o conhecimento sobre os ambientes costeiros e marinhos em estudantes do ensino médio. O método de trabalho utilizado é o "diGital educAtional gaMe dEvelopment methoDology (GAMED)", que se apropria de diferentes métodos acerca do desenvolvimento de jogos educacionais. Este trabalho encontra-se atualmente na fase de design de software. Como resultados preliminares foram identificados os objetivos de aprendizagem, elaboradas as mecânicas primárias do jogo e desenvolvido um protótipo. Os próximos passos do trabalho incluem: a definição da estética de jogo, a validação do protótipo, a implementação do software e a aplicação em turmas de ensino médio.
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