Litorália: um jogo digital para o ensino da biodiversidade brasileira

Resumo


Dificuldades severas no ensino de biodiversidade brasileira são apontadas por diferentes autores. Isto pode levar a uma falta de atenção à fauna e flora brasileiras, que sofrem grande risco devido à diminuição de medidas de proteção ambiental. Uma solução educacional é a aprendizagem baseada em jogos digitais. Jogos digitais possuem alto potencial educacional, porém muitas vezes desperdiçado devido a um mau uso da retórica procedimental. No ensino de Biologia, aplicações de jogos digitais com a temática de biodiversidade brasileira são escassas. Este artigo visa apresentar um protótipo de um jogo digital que incentive o conhecimento sobre os ambientes costeiros e marinhos em estudantes do ensino médio. O método de trabalho utilizado é o "diGital educAtional gaMe dEvelopment methoDology (GAMED)", que se apropria de diferentes métodos acerca do desenvolvimento de jogos educacionais. Este trabalho encontra-se atualmente na fase de design de software. Como resultados preliminares foram identificados os objetivos de aprendizagem, elaboradas as mecânicas primárias do jogo e desenvolvido um protótipo. Os próximos passos do trabalho incluem: a definição da estética de jogo, a validação do protótipo, a implementação do software e a aplicação em turmas de ensino médio.

Palavras-chave: jogo sério, ensino-aprendizagem, alfabetização oceânica, educação ambiental, conservação

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Publicado
18/10/2021
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MIRANDA, Gabriel Ponciano de; BEZERRA, Ed Porto. Litorália: um jogo digital para o ensino da biodiversidade brasileira. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 709-712. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19714.