Percepção e Desafios na Avaliação de Jogos Digitais Educacionais

  • Viviane Borges de Melo UFAL
  • Alan Pedro da Silva UFAL
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel UFAL
  • Rafael de Amorim Silva UFAL
  • Luiz Cláudio Ferreira da Silva Júnior UFAL

Resumo


Os jogos digitais estão se tornando mais presentes na vida das pessoas e isso acaba se refletindo nas diversas áreas, tais quais a cultura, saúde, computação, educação, entre outras. Entretanto, quando se pensa na aplicação desses jogos no contexto educacional há ainda desafios a serem enfrentados, a exemplo de: como o professor consegue identificar se um jogo pode, ou não, ser utilizado para fins educacionais? Diante desse cenário, este trabalho apresenta os desafios enfrentados pelo professor para selecionar jogos digitais educacionais que atendam ao seu propósito e possam ser utilizados em sala de aula. Como abordagem para esse desafio, apresentamos dois referenciais para apoiar o professor na avaliação e seleção dos jogos digitais educacionais.
Palavras-chave: jogos digitais educacionais, educação, professor

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Publicado
18/10/2021
DE MELO, Viviane Borges; DA SILVA, Alan Pedro; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; SILVA, Rafael de Amorim; DA SILVA JÚNIOR, Luiz Cláudio Ferreira. Percepção e Desafios na Avaliação de Jogos Digitais Educacionais. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 713-716. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19715.