Desenvolvimento de um jogo para hipertensão utilizando a metodologia Design Science Research: equilibrando a Ciência e a Arte

  • Luma Wanderley de Oliveira UFG
  • Saulo Soares de Oliveira UFG
  • Silvana de Lima Vieira dos Santos UFG
  • Sérgio Teixeira de Carvalho UFG

Resumo


No campo da computação aplicada, como, por exemplo no desenvolvimento de jogos aplicados à saúde, há cada vez mais o entrelaçamento de dois campos distintos, da "Ciência" e da "Arte". A metodologia Design Science Research pode contribuir ao direcionar com maior rigor científico o desenvolvimento de pesquisas com foco em tecnologia. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a utilização da metodologia DSR em uma pesquisa de computação aplicada, onde o artefato desenvolvido é um jogo aplicado à saúde. Foi instanciado um modelo DSR e definidos ciclos de desenvolvimento. Houve uma breve discussão sobre adaptações que esse modelo poderia sofrer para pesquisas com foco em game design para desenvolvimento de jogos aplicados.

Palavras-chave: Design Science Research, DSR, jogo aplicado, jogo sério, hipertensão

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Publicado
18/10/2021
WANDERLEY DE OLIVEIRA, Luma; SOARES DE OLIVEIRA, Saulo; DE LIMA VIEIRA DOS SANTOS, Silvana; TEIXEIRA DE CARVALHO, Sérgio. Desenvolvimento de um jogo para hipertensão utilizando a metodologia Design Science Research: equilibrando a Ciência e a Arte. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 857-866. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19724.