Desenvolvimento de um jogo para hipertensão utilizando a metodologia Design Science Research: equilibrando a Ciência e a Arte

  • Luma Wanderley de Oliveira UFG
  • Saulo Soares de Oliveira UFG
  • Silvana de Lima Vieira dos Santos UFG
  • Sérgio Teixeira de Carvalho UFG

Resumo


No campo da computação aplicada, como, por exemplo no desenvolvimento de jogos aplicados à saúde, há cada vez mais o entrelaçamento de dois campos distintos, da "Ciência" e da "Arte". A metodologia Design Science Research pode contribuir ao direcionar com maior rigor científico o desenvolvimento de pesquisas com foco em tecnologia. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a utilização da metodologia DSR em uma pesquisa de computação aplicada, onde o artefato desenvolvido é um jogo aplicado à saúde. Foi instanciado um modelo DSR e definidos ciclos de desenvolvimento. Houve uma breve discussão sobre adaptações que esse modelo poderia sofrer para pesquisas com foco em game design para desenvolvimento de jogos aplicados.

Palavras-chave: Design Science Research, DSR, jogo aplicado, jogo sério, hipertensão

Referências

P. J. Denning, “Is computer science science?” Communications of the ACM, vol. 48, no. 4, pp. 27–31, 2005.

A. Gelain, A. T. Y. Watanabe, M. S. Fouto, R. Bosse, and M. da Silva Hounsell, “Uma breve história da computação aplicada no brasil,” Revista Brasileira de Computação Aplicada, vol. 6, no. 2, pp. 123–135, 2014.

A. Pakarinen and S. Salanterä, “The use of gaming in healthcare,” in Developing and Utilizing Digital Technology in Healthcare for Assessment and Monitoring. Springer, 2020, pp. 115–125.

A. T. Bayrak, “Compassionate game design: A holistic perspective for a player-centric game design paradigm for games4health,” International Journal on Advances in Intelligent Systems, vol. 13, no. 1, pp. 1–18

J. E. MUñOZ and K. Dautenhahn, “Robo ludens: A game design taxonomy for multiplayer games using socially interactive robots,” ACM Transactions on Human-Robot Interaction (THRI), vol. 10, no. 4, pp. 1–28, 2021

M. Pimentel, D. Filippo, and T. M. Santos, “Design science research: pesquisa científica atrelada ao design de artefatos,” RE@D-Revista de Educação a Distância e eLearning, vol. 3, no. 1, pp. 37–61, 2020

V. K. Vaishnavi and W. Kuechler, Design science research methods and patterns: innovating information and communication technology. Crc Press, 2015.

W. Rochadel, “As ciências do artificial em uma abordagem entre o conhecimento e a tecnologia,” Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2016.

H. A. Simon, “Cognitive science: The newest science of the artificial,” Cognitive science, vol. 4, no. 1, pp. 33–46, 1980.

A. Dresch, D. P. Lacerda, and J. A. V. A. Júnior, Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Bookman Editora, 2015.

K. Peffers, T. Tuunanen, M. A. Rothenberger, and S. Chatterjee, “A design science research methodology for information systems research,” Journal of management information systems, vol. 24, no. 3, pp. 45–77, 2007.

B. P. Zeigler, Y. Moon, D. Kim, and G. Ball, “The devs environment for high-performance modeling and simulation,” IEEE Computational Science and Engineering, vol. 4, no. 3, pp. 61–71, 1997.

B. P. Zeigler, A. Muzy, and E. Kofman, Theory of modeling and simulation: discrete event & iterative system computational foundations. Academic press, 2018.

D. C. Schmidt and C. O’Ryan, “Patterns and performance of distributed real-time and embedded publisher/subscriber architectures,” Journal of Systems and Software, vol. 66, no. 3, pp. 213–223, 2003.

J. Schell, The Art of Game Design: A Book of Lenses, 2nd ed. CRC Press, 2015.

W. E. Riggs, “The delphi technique: An experimental evaluation,” Technological Forecasting and Social Change, vol. 23, no. 1, pp. 89–94, 1983. [Online]. Available: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0040162583900732
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
WANDERLEY DE OLIVEIRA, Luma; SOARES DE OLIVEIRA, Saulo; DE LIMA VIEIRA DOS SANTOS, Silvana; TEIXEIRA DE CARVALHO, Sérgio. Desenvolvimento de um jogo para hipertensão utilizando a metodologia Design Science Research: equilibrando a Ciência e a Arte. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 857-866. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19724.