Timing Game - Jogo sério para o estudo da percepção do tempo com Design Participativo: Protótipo e Game Design

  • Áquila Porfirio A. Santos Universidade Federal do ABC - UFABC
  • André Kazuo Yasui Universidade Federal do ABC - UFABC
  • André Mascioli Cravo Universidade Federal do ABC - UFABC
  • André Luiz Brandão Universidade Federal do ABC - UFABC
  • João Paulo Gois Universidade Federal do ABC - UFABC

Resumo


Percepção temporal é uma linha de pesquisa dentro da neurociência que investiga como os animais percebem o tempo, com aplicações por exemplo no diagnóstico de patologias como o mal de Alzheimer em humanos, os efeitos de drogas no sistema nervoso e avaliação da capacidade cognitiva e comportamental nos estágios do desenvolvimento humano. A percepção do tempo pode ser medida por meios de estímulos visuais, táteis, olfativos e auditivos, como bater palmas e correr em um determinado ritmo, ou apertar um botão em determinado comando. Os estudos de percepção do tempo são realizados em laboratórios com a participação de cientistas e participantes voluntários, em um ambiente controlado e tradicional de pesquisa. Assim, os testes acabam sendo repetitivos e cansativos. A proposta de desenvolver um jogo para a aplicação dos testes de percepção temporal é para que a diversão e o entretenimento engajem o participante voluntário (usuário) para que ele se motive nestas pesquisas. Com tal motivação, espera-se trazer um aumento em quantidade e qualidade de dados para o estudo de percepção do tempo. O objetivo deste estudo é o desenvolvimento do Game Design e o protótipo de um jogo sério por meio da aplicação do Design Participativo. Para isso, contou com a participação de alunos e professores dos Programas de Pós-Graduação de Ciência da Computação e Neurociências da Universidade Federal do ABC. O que trará o desenvolvimento de um jogo sério que seja divertido aos usuários e que possibilite previamente o diagnóstico de doenças cerebelares como o mal de Parkinson.

Palavras-chave: Percepção do Tempo, Serious Game, Game Design, Design Participativo

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Publicado
18/10/2021
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SANTOS, Áquila Porfirio A.; YASUI, André Kazuo; CRAVO, André Mascioli; BRANDÃO, André Luiz; GOIS, João Paulo. Timing Game - Jogo sério para o estudo da percepção do tempo com Design Participativo: Protótipo e Game Design. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 922-931. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19731.