Efeitos do serious game Nutrigame - seu guia alimentar no conhecimento alimentar de adolescentes: um estudo piloto qualitativo de avaliação formativa
Resumo
Evidências apontam conhecimento insuficiente dos adolescentes brasileiros sobre o sistema de classificação NOVA dos alimentos que é a base das atuais diretrizes alimentares nacionais. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar a compreensão de adolescentes sobre a classificação NOVA dos alimentos com o uso, em curto prazo, da versão beta do serious game “Nutrigame – seu guia alimentar”. Foi conduzida uma pesquisa piloto primária, de inferência observacional, seguimento transversal e avaliação qualitativa com adolescentes que jogaram a versão beta do referido jogo por 30 dias. Neste período, foram realizadas cinco entrevistas individuais, para a avaliação formativa. Participaram do estudo piloto 6 adolescentes com idade média de 15,83 ± 0,98 anos. De maneira geral, embora alguns conceitos do sistema de classificação NOVA dos alimentos não tenham sido completamente compreendidos, o jogo foi uma ferramenta capaz, em curto prazo, de melhorar o conhecimento de adolescentes sobre as atuais diretrizes alimentares brasileiras. Neste sentido, a próxima etapa é avaliar, por um período maior, a eficácia do jogo em sua versão completa como ferramenta de educação alimentar e nutricional.
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