Interação entre Academia e Indústria no Processo de Desenvolvimento de Jogos: Percepções e Lições Aprendidas

  • Letícia Martins Universidade Federal do Ceará
  • Nayana Carneiro Universidade Federal do Ceará
  • David Miranda Universidade Federal do Ceará
  • Felipe Aquino Universidade Federal do Ceará
  • Rute Castro Universidade Federal do Ceará
  • Rossana M. C. Andrade Universidade Federal do Ceará
  • Ticianne Darin Universidade Federal do Ceará

Resumo


O cenário nacional de desenvolvimento de jogos digitais compele o profissional a desenvolver diversas habilidades e assumir diferentes responsabilidades. Muitas vezes, pequenos estúdios desenvolvem jogos independentes, tendo como uma de suas alternativas de financiamento o crowdfunding. Há, porém, outras oportunidades para o financiamento de jogos no cenário brasileiro, como a participação em editais ou em parcerias entre academia e indústria, contexto que traz seus próprios desafios. Diante disso, o presente trabalho relata oportunidades, dificuldades e experiências no processo de desenvolvimento de jogos casuais em uma parceria entre indústria e academia. As discussões e lições trazidas resultam de um survey realizado com o time de um projeto real, e visam auxiliar outros profissionais em contextos similares.

Palavras-chave: Jogos digitais, processo de desenvolvimento, academia, indústria, parceria, survey

Referências

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Publicado
18/10/2021
MARTINS, Letícia; CARNEIRO, Nayana; MIRANDA, David; AQUINO, Felipe; CASTRO, Rute; ANDRADE, Rossana M. C.; DARIN, Ticianne. Interação entre Academia e Indústria no Processo de Desenvolvimento de Jogos: Percepções e Lições Aprendidas. In: TRILHA DE INDÚSTRIA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 779-785. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.21514.