Adicionando e Analisando Emoções dos Jogadores em Jogos sobre Corrupção

  • Vinicius Santos de Abreu UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO

Resumo


Os cidadãos são um dos principais atores para a mudança da sociedade em relação à corrupção, mas para que isso aconteça, ele precisa aprender e refletir sobre tais temas, tendo os jogos digitais potencial para intermediar estas etapas. O processo de reflexão passa por domínios afetivos e cognitivos que levam ao pensamento crítico. Neste sentido, é essencial pensar se as emoções projetadas conscientemente para aspecto afetivo destes jogos são percebidas de maneira correta pelos jogadores. O objetivo deste artigo é analisar se as emoções adicionadas propositalmente em um jogo sobre corrupção foram percebidas pelos jogadores/cidadãos da maneira como foram pensadas pelos game designers nas situações apresentadas. Para isso, um estudo avaliativo foi realizado, sendo observado como resultado em 77,7% das situações apresentadas, que as emoções mais indicadas pelos jogadores corresponderam à emoção estipulada para a situação, indicando que faz sentido pensar sobre os aspectos emocionais dos jogadores na concepção de jogos sobre corrupção.

Palavras-chave: Corrupção, Jogos Sérios, Emoções, Conscientização de Jogadores

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Publicado
06/11/2023
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ABREU, Vinicius Santos de; CLASSE, Tadeu Moreira de. Adicionando e Analisando Emoções dos Jogadores em Jogos sobre Corrupção. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 344-355. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233954.