Acompanhamento de Aprendizado em Dashboards de Dados de Gameplay de Jogo Digital Educacional
Resumo
Durante o gameplay, os jogos produzem uma grande quantidade de dados relacionadas às ações dos jogadores. Em se tratando de jogos educativos, estes dados podem apresentar informações úteis sobre o processo de aprendizado dos alunos. Entretanto, extrair, armazenar, analisar e apresentar estes dados um processo é trabalhoso. Nesta pesquisa tem como objetivo apresentar um protótipo de jogo educacional preparado para extrair dados de gameplay, enviando-os para um servidor, tratá-los e apresentá-los a professores em forma de dashboards. A avaliação da proposta se baseou em estudos quasi-experimentais, sendo realizada com alunos de uma disciplina de desenvolvimento de jogos. Dashboards foram gerados com os dados de gameplay, sendo apresentados ao docente da disciplina para que ele pudesse analisar o processo de aprendizado dos alunos e a utilidade da proposta. Como resultado foram observados indícios de que a proposta pode auxiliar o professor a acompanhar processo de aprendizado, ajudando-o a identificar as lacunas de conhecimento de cada aluno. Portanto, este trabalho contribui com o tema jogos educacionais, apresentando-os não apenas como ferramentas lúdicas para o ensino e aprendizagem mas, também, como meio alternativo de avaliação e acompanhamento de desempenho de alunos.
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