Acompanhamento de Aprendizado em Dashboards de Dados de Gameplay de Jogo Digital Educacional

  • Felipe da Silva Lancelotte UNIRIO
  • Caio de Almeida Eppenstein de Carvalho UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO
  • Ronney Moreira de Castro UFJF

Resumo


Durante o gameplay, os jogos produzem uma grande quantidade de dados relacionadas às ações dos jogadores. Em se tratando de jogos educativos, estes dados podem apresentar informações úteis sobre o processo de aprendizado dos alunos. Entretanto, extrair, armazenar, analisar e apresentar estes dados um processo é trabalhoso. Nesta pesquisa tem como objetivo apresentar um protótipo de jogo educacional preparado para extrair dados de gameplay, enviando-os para um servidor, tratá-los e apresentá-los a professores em forma de dashboards. A avaliação da proposta se baseou em estudos quasi-experimentais, sendo realizada com alunos de uma disciplina de desenvolvimento de jogos. Dashboards foram gerados com os dados de gameplay, sendo apresentados ao docente da disciplina para que ele pudesse analisar o processo de aprendizado dos alunos e a utilidade da proposta. Como resultado foram observados indícios de que a proposta pode auxiliar o professor a acompanhar processo de aprendizado, ajudando-o a identificar as lacunas de conhecimento de cada aluno. Portanto, este trabalho contribui com o tema jogos educacionais, apresentando-os não apenas como ferramentas lúdicas para o ensino e aprendizagem mas, também, como meio alternativo de avaliação e acompanhamento de desempenho de alunos.

Palavras-chave: Jogo Educacional, Dashboard, Dados de Gameplay, Desempenho de Alunos

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Publicado
06/11/2023
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LANCELOTTE, Felipe da Silva; CARVALHO, Caio de Almeida Eppenstein de; CLASSE, Tadeu Moreira de; CASTRO, Ronney Moreira de. Acompanhamento de Aprendizado em Dashboards de Dados de Gameplay de Jogo Digital Educacional. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 478-489. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233300.