CODE_DUNGEON: um serious game para auxiliar no aprendizado de programação

  • Gabriel C. Oliveira UCS
  • Elisa Boff UCS

Resumo


A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado de programação, principalmente em disciplinas introdutórias. Essas dificuldades normalmente se apresentam nos conceitos básicos da disciplina, como abstração e lógica, para entendimento de algoritmos, e funções e estruturas de repetição, para entendimento da programação em si. Esses problemas poderiam ser amenizados com o ensino de pensamento computacional em turmas de educação básica. Propostas de currículos para essa finalidade, como o do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), existem, porém, eles ainda não são aplicados. Tendo em vista as dificuldades dos alunos de graduação com o aprendizado de programação, esse trabalho visa propor e avaliar a criação de um jogo sério que possa auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional e, consequentemente, auxiliar a aprendizagem das disciplinas iniciais de cursos de tecnologia. As avaliações, realizadas utilizando o método MEEGA+ (Model for the Evaluation of Educational GAmes), foram aplicadas em turmas de programação de computadores para validar a aplicação do jogo como ferramenta de auxílio no ensino de programação e estruturas condicionais.

Palavras-chave: Jogos sérios, aprendizagem de programação, pensamento computacional

Referências

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Publicado
06/11/2023
OLIVEIRA, Gabriel C.; BOFF, Elisa. CODE_DUNGEON: um serious game para auxiliar no aprendizado de programação. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 581-590. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234008.