CODE_DUNGEON: um serious game para auxiliar no aprendizado de programação

  • Gabriel C. Oliveira UCS
  • Elisa Boff UCS

Resumo

A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado de programação, principalmente em disciplinas introdutórias. Essas dificuldades normalmente se apresentam nos conceitos básicos da disciplina, como abstração e lógica, para entendimento de algoritmos, e funções e estruturas de repetição, para entendimento da programação em si. Esses problemas poderiam ser amenizados com o ensino de pensamento computacional em turmas de educação básica. Propostas de currículos para essa finalidade, como o do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), existem, porém, eles ainda não são aplicados. Tendo em vista as dificuldades dos alunos de graduação com o aprendizado de programação, esse trabalho visa propor e avaliar a criação de um jogo sério que possa auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional e, consequentemente, auxiliar a aprendizagem das disciplinas iniciais de cursos de tecnologia. As avaliações, realizadas utilizando o método MEEGA+ (Model for the Evaluation of Educational GAmes), foram aplicadas em turmas de programação de computadores para validar a aplicação do jogo como ferramenta de auxílio no ensino de programação e estruturas condicionais.

Referências

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Publicado
2023-11-06
Como Citar
OLIVEIRA, Gabriel C.; BOFF, Elisa. CODE_DUNGEON: um serious game para auxiliar no aprendizado de programação. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), [S.l.], p. 581-590, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27850>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234008.
Seção
Trilha de Educação – Artigos Completos