CODE_DUNGEON: um serious game para auxiliar no aprendizado de programação
Resumo
A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado de programação, principalmente em disciplinas introdutórias. Essas dificuldades normalmente se apresentam nos conceitos básicos da disciplina, como abstração e lógica, para entendimento de algoritmos, e funções e estruturas de repetição, para entendimento da programação em si. Esses problemas poderiam ser amenizados com o ensino de pensamento computacional em turmas de educação básica. Propostas de currículos para essa finalidade, como o do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), existem, porém, eles ainda não são aplicados. Tendo em vista as dificuldades dos alunos de graduação com o aprendizado de programação, esse trabalho visa propor e avaliar a criação de um jogo sério que possa auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional e, consequentemente, auxiliar a aprendizagem das disciplinas iniciais de cursos de tecnologia. As avaliações, realizadas utilizando o método MEEGA+ (Model for the Evaluation of Educational GAmes), foram aplicadas em turmas de programação de computadores para validar a aplicação do jogo como ferramenta de auxílio no ensino de programação e estruturas condicionais.
Referências
PETROPOULEAS, S. Nova leva de cursos tenta suprir aumento da demanda por profissionais de TI. Folha de S.Paulo. 1 dez. 2021, [link]
INSTITUTO SEMESP. In: Mapa do Ensino Superior. Cursos mais procurados. São Paulo, SP: Instituto SEMESP, 2021, [link]
INSTITUTO SEMESP. In: Mapa do Ensino Superior. Evasão. São Paulo, SP: Instituto SEMESP, 2021, [link]
ABT, C. Serious Games. 1. ed. New York: Viking Press, 1970.
MITGUTSCH, K.; ALVARADO, N. Purposeful by design?: a serious game design assessment framework. FDG '12: Proceedings of the International Conference on the Foundations of Digital Games. New York: Association for Computing Machinery, 2012. p. 121-128.
PETRI, G.; WANGENHEIM, C.; BORGATTO, A. MEEGA+: Um Modelo para a Avaliação de Jogos Educacionais para o ensino de Computação. In: Revista Brasileira de Informática na Educação. Brazilian Journal of Computers in Education, 2019. p. 52-81.
SOUZA, D. M.; BATISTA, M. H.; BARBOSA, E. F. Problemas e Dificuldades no Ensino e na aprendizagem de Programação: Um Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação. [S.l.], v. 24, n. 01, 2016. p 40-52.