Como Medir Diversão? Um Estudo com Jogos Sérios para Crianças

  • Diego Fellipe Tondorf UDESC
  • Marcelo da Silva Hounsell UDESC
  • Vanessa Andrade Pereira UNIFESP
  • Rafael Rodrigues Obelheiro UDESC

Resumo


Este artigo avaliou a percepção da diversão em um jogo sério para auxiliar no ensino de matemática para alunos do terceiro ao quinto ano escolar. Utilizando um questionário próprio, baseado em um mapeamento sistemático da literatura, o estudo contou com 146 participantes de uma escola pública. Os resultados indicaram boas médias de percepção da diversão no jogo (4,67 em uma escala de 1 a 5), além de uma grande quantidade de participantes que indicaram querer jogar novamente. Os dados também indicaram que outras percepções usualmente associadas à diversão contribuem para ela, mas nenhuma a substitui. Portanto, a avaliação da diversão deve ser feita como uma pergunta específica.
Palavras-chave: Jogos Sérios, Matemática, Educação, Game Design, Diversão

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Publicado
06/11/2023
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TONDORF, Diego Fellipe; HOUNSELL, Marcelo da Silva; PEREIRA, Vanessa Andrade; OBELHEIRO, Rafael Rodrigues. Como Medir Diversão? Um Estudo com Jogos Sérios para Crianças. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 591-601. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233962.