Criação e Aplicação de Jogos Digitais Direcionados ao Público TEA: um Mapeamento Sistemático Terciário

  • Marlow Rodrigo Becker Dickel UDESC
  • Marcelo da Silva Hounsell UDESC

Resumo


O uso de jogos digitais nas dificuldades do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é pesquisado há muitos anos, contudo alguns fatores da sua utilização ainda são diversamente relatados. Este artigo descreve um mapeamento sistemático terciário que visa compreender os processos de criação e aplicação de jogos digitais direcionados ao público TEA. Graças a 13 revisões selecionadas, foi possível compreender que os resultados positivos são variados, porém maiores do que os negativos. Também, que um maior envolvimento do público-alvo na criação destes jogos pode potencializá-los ainda mais, e que a falta de padronização na avaliação e nos dados apresentados aumenta a dificuldade em realizar pesquisas como esta.

Palavras-chave: Projeto de jogo, Jogos digitais, Revisão sistemática, Autismo, TEA

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Publicado
06/11/2023
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DICKEL, Marlow Rodrigo Becker; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Criação e Aplicação de Jogos Digitais Direcionados ao Público TEA: um Mapeamento Sistemático Terciário. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 614-625. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233742.