Criação e Aplicação de Jogos Digitais Direcionados ao Público TEA: um Mapeamento Sistemático Terciário

  • Marlow Rodrigo Becker Dickel UDESC
  • Marcelo da Silva Hounsell UDESC

Resumo


O uso de jogos digitais nas dificuldades do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é pesquisado há muitos anos, contudo alguns fatores da sua utilização ainda são diversamente relatados. Este artigo descreve um mapeamento sistemático terciário que visa compreender os processos de criação e aplicação de jogos digitais direcionados ao público TEA. Graças a 13 revisões selecionadas, foi possível compreender que os resultados positivos são variados, porém maiores do que os negativos. Também, que um maior envolvimento do público-alvo na criação destes jogos pode potencializá-los ainda mais, e que a falta de padronização na avaliação e nos dados apresentados aumenta a dificuldade em realizar pesquisas como esta.

Palavras-chave: Projeto de jogo, Jogos digitais, Revisão sistemática, Autismo, TEA

Referências

Aguiar, Ellen et al. (2018). “Avaliando jogos digitais educativos para indivíduos portadores do transtorno do espectro autista”. In Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1830-1834.

APA - American Psychiatric Association. (2015). “DSM-V: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais”, Climepsi Editores, 5th edition.

Barbosa, C. R. S. C.; Artoni, A. A. & Felinto, A. S. (2020). “Jogos Educativos para Crianças com Transtorno do Espectro Autista: auxílio na Comunicação e Alfabetização”, In XIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), p. 663-672.

Brancato, Richard et al. (2020). “Embasamento Psicológico Comportamental no Desenvolvimento de Jogos Sérios Digitais para Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática”. Humanidades & Inovação, 7(6), p. 251-263.

Brasil. (2012). “Lei nº 12.764”, [link], Acessado em Março 2023.

Brasil. (2014). “Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo”, [link], Acessado em Abril 2023.

Buchinger, D., Cavalcanti, G. A. de S., & Hounsell, M. da S. (2014). “Mecanismos de busca acadêmica: uma análise quantitativa”. Revista Brasileira de Computação Aplicada, 6(1), p. 108–120.

Carvalho, Ana Paula de; Braz, Camila Santana & Prates, Raquel Oliveira. (2022). “How are games for autistic children being evaluated?”. In Proceedings of the 21st Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, p. 1-13.

Derks, Suzanne; Willemen, Agnes M. & Sterkenburg, Paula S. (2022). “Improving adaptive and cognitive skills of children with an intellectual disability and/or autism spectrum disorder: Meta-analysis of randomized controlled trials on the effects of serious games”. International Journal of Child-Computer Interaction, p. 1-11.

Dias, R. C.; Lefebvre, R. B. & Oliveira, R. D. V. L. De. (2021). “Jogos e Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma análise do que tem sido publicado nos anais da SBGAMES (2010-2020)”. In XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), p. 977-980.

Dickinson, K. & Place, M. (2014). “A randomised control trial of the impact of a computer-based activity programme upon the fitness of children with autism”. Autism Research and Treatment, 2014(419653), p. 1-9.

Fang, Qun et al. (2019). “Effects of exergaming on physical and cognitive functions in individuals with autism spectrum disorder: a systematic review”. Games for Health Journal, 8(2), p. 74-84.

Fantasia, V. et al. (2020). “Memory enhancements from active control of learning in children with autism spectrum disorder”. Autism, 24(8), p. 1995–2007.

Golden, D. & Getchell, N. (2017). “Physical activity levels in children with and without autism spectrum disorder when playing active and sedentary Xbox Kinect videogames”. Games for Health Journal, 6(2), p. 97–103.

Hassan, Ahmed; Pinkwart, Niels & Shafi, Muhammad. (2021). “Serious games to improve social and emotional intelligence in children with autism”. Entertainment Computing, 38, p. 1-14.

Iosa, Marco et al. (2022). “Gaming technology for pediatric neurorehabilitation: A systematic review”. Frontiers in Pediatrics, 10(775356), p. 1-9.

Jiménez-Muñoz, Laura et al. (2022). “Video games for the treatment of autism spectrum disorder: A systematic review”. Journal of Autism and Developmental Disorders, 52(1), p. 169-188.

Kokol, Peter et al. (2020). “Serious Game-based Intervention for Children with Developmental Disabilities”. Current Pediatric Reviews, 16(1), p. 26–32.

Meneses e Silva, E. A. (2020). “Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a linguagem: a importância de desenvolver a comunicação”. Revista Psicologia & Saberes, 9(18), p.174–188.

Milajerdi, Homa Rafiei; Ordooiazar, Firoozeh & Dewey, Deborah. (2023). “Is active video gaming associated with improvements in social behaviors in children with neurodevelopmental disorders: a systematic review”. Child Neuropsychology, 29(1), p. 1-27.

Morris, Phoebe O.; Hope, Edward & Mills, John P. (2022). “The non-fitness-related benefits of exergames for young individuals diagnosed with autism spectrum disorder: A systematic review”. Research in Autism Spectrum Disorders, 94(101953), p. 1-19.

Rezayi, Sorayya; Tehrani-Doost, Mehdi & Shahmoradi, Leila. (2023). “Features and effects of computer-based games on cognitive impairments in children with autism spectrum disorder: an evidence-based systematic literature review”. BMC psychiatry, 23(2), p. 1-32.

Silva, Gabriella Medeiros et al. (2021). “Interventions with serious games and entertainment games in autism spectrum disorder: a systematic review”. Developmental Neuropsychology, 46(7), p. 463-485.

Silva, M.; Moura, I. & Soares, A. (2017). “Uso de Tecnologias Computacionais para o Ensino de Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Um Mapeamento Sistemático da Literatura”. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 173-182.

Torgerson, Carole et al. (2019). “Phonics: reading policy and the evidence of effectiveness from a systematic ‘tertiary’ review”. Research Papers in Education, 34(2), p. 208-238.

Tsikinas, Stavros & Xinogalos, Stelios. (2019). “Studying the effects of computer serious games on people with intellectual disabilities or autism spectrum disorder: A systematic literature review”. Journal of Computer Assisted Learning, 35(1), p. 61-73.
Publicado
06/11/2023
DICKEL, Marlow Rodrigo Becker; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Criação e Aplicação de Jogos Digitais Direcionados ao Público TEA: um Mapeamento Sistemático Terciário. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 614-625. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233742.