Escape Room: debatendo direitos humanos a partir da prisão do Super Mario

  • Marcos R. O. de Lima Colégio Pedro II
  • Luciana S. Ribeiro Colégio Pedro II
  • Cristiane Pereira Cerdera Colégio Pedro II

Resumo


Este artigo discute a pertinência da adoção do gênero de jogo escape room em contextos pedagógicos, visando promover uma educação em direitos humanos. Partindo de uma introdução às vantagens pedagógicas desse formato de jogo, uma análise sobre a importância contínua do debate sobre direitos humanos nas escolas e um relato de experiência sobre a criação de um escape room em uma escola federal, demonstramos que o jogo criado não apenas serviu como instrumento para expor situações comuns de violência nas escolas brasileiras, mas também estimulou a reflexão dos estudantes sobre seu papel como agentes e vítimas dessas violências.

Palavras-chave: Escape Room, Direitos Humanos, Educação

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Publicado
06/11/2023
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LIMA, Marcos R. O. de; RIBEIRO, Luciana S.; CERDERA, Cristiane Pereira. Escape Room: debatendo direitos humanos a partir da prisão do Super Mario. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 671-682. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234123.