Gamificação para Aquisição de Habilidades Matemáticas Estimulação das Habilidades Geométricas em Crianças com Distúrbios no Desenvolvimento Neurológico

  • Gustavo Gomes de Souza PUC-MG
  • Rosilane Ribeiro da Mota PUC-MG

Resumo


Crianças com algum Distúrbio no Desenvolvimento Neurológico, como aquelas que possuem Deficiência Intelectual e TEA (Transtorno do Espectro Autista), precisam de atenção especial no desenvolvimento de suas habilidades mentais e cognitivas. Estes distúrbios causam limitações em habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas, requerendo estímulo para o desenvolvimento destas. Durante as pesquisas realizadas, pôde-se observar que encontrar soluções voltadas para este público é uma tarefa complicada, o que sugere que existem poucos trabalhos com foco no público com DDN. Portanto, buscando ser um aditivo a essa quantidade de soluções e ao suporte ao público alvo, este trabalho desenvolveu um jogo sério com foco educativo a fim de estimular habilidades relacionadas à identificação e comparação das propriedades dos objetos. Com base nos resultados dos testes, conclui-se que a solução desenvolvida é capaz de estimular as habilidades propostas. A aplicação tem um grande potencial de evolução, se forem aumentadas a bateria de tarefas trabalhando o mesmo conceito e a quantidade de habilidades estimuladas.

Palavras-chave: Educação Especial, Distúrbios no Desenvolvimento Neurológico, Deficiência Intelectual, Neurodiversidade, Jogo digital, Crianças, Especialistas

Referências

ANDERSON, D. et al. American psychiatric association.(2013). diagnostic and statistical manual of mental disorders . washington, dc: Author. The Linguistic and Cognitive Effects of Bilingualism on Children with Autism Spectrum Disorders, McGill University, v. 21, p. 175, 2017.

ASKELAND, R. B. et al. Early manifestations of genetic risk for neurodevelopmental disorders. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 63, n. 7, p. 810–819, 2022. Disponível em: [link].

AVILA, L. T. de. Os jogos no processo de aprendizagem dos alunos com déficit intelectual da sala de recursos da escola municipal de ensino fundamental dr. abreu fialho. 2019.

BOLSONI, C. L.; MACUCH, R. da S.; BOLSONI, L. L. M. Neurodiversidade no meio acadêmico: reflexos das falhas educacionais em uma instituição de ensino superior no interior do paraná. Revista Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria, v. 34, p. 1–19, 2021.

BROWN, D. J. et al. Can participating in games based learning improve mathematic skills in students with intellectual disabilities? In: 2011 IEEE 1st International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH). [S.l.: s.n.], 2011.p. 1–9.

GAMES, E. Formas Geométricas. 2023. [link]. Acessado em: 16 de maio de 2023.

GOMES, S. V. Desenvolvimento de um aplicativo para verificação do nível de matemática em crianças com deficiência intelectual. 2022.

MARCIANO, A. C. B. Uma abordagem sobre a aplicação de jogos digitais como tecnologia assistiva para crianças com tdah no processo da aprendizagem. 2019.

MINISTéRIO DA EDUCAçãO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

NIELSEN, J. 10 Usability Heuristics for User Interface Design. 1994. Nielsen Norman Group. Disponível em: [link].

ORGANIZATION, W. H. Autism Spectrum Disorders (ASD) - Questions and Answers. 2021. [link]. [Online; accessed 23-Feb-2023].

PONTES, L. M. M.; HüBNER, M. M. C. A reabilitação neuropsicológica sob a ótica da psicologia comportamental. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, v. 35, n. 1, p. 6–12, 2008. ISSN 0101-6083. DOI: 10.1590/S0101-60832008000100002

R ¨ATY, L.; KONTU, E.; PIRTTIMAA, R. Teaching children with intellectual disabilities: Analysis of research-based recommendations. Journal of Education and Learning, Canadian Center of Science and Education, v. 5, n. 2, p. 318–336, 2016. ISSN 1927-5250.

ROGERS, S.; DAWSON, G. Checklist Curriculum do Modelo Denver de Intervenção Precoce para Crianças Pequenas com Autismo. 2014.

SAVI, R. et al. Proposta de um modelo de avaliação de jogos educacionais. RENOTE, v. 8, n. 3, dez. 2010. Disponível em: [link]

SESAY, S. Neurodiversidade: o que é e como redes sociais têm ajudado em diagnósticos.[S.l.]: BBC World Service, 2022.

SKINNER, B. F. Science and human behavior. [S.l.]: Simon and Schuster, 1965.

TWINKL. Same or Different Cards. 2023. [link]. Acessado em: 16 de maio de 2023.

WINOTO, P.; TANG, T. Y. Collaborative online educational games for children with learning disabilities: Lessons learned. In: 2019 IEEE 5th International Conference on Collaboration and Internet Computing (CIC). [S.l.: s.n.], 2019. p. 191–195.

WORDWALL. Shapes and Colors. 2023. [link]. Acessado em: 13 de maio de 2023.

YONESHIGUE, B. Autismo, TDAH e dislexia: novas tecnologias se tornam aliadas para inclusão de pessoas neurodivergentes. [S.l.]: O Globo, 2022.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Gustavo Gomes de; MOTA, Rosilane Ribeiro da. Gamificação para Aquisição de Habilidades Matemáticas Estimulação das Habilidades Geométricas em Crianças com Distúrbios no Desenvolvimento Neurológico. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 717-728. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234036.