Gamificação para Aquisição de Habilidades Matemáticas Estimulação das Habilidades Geométricas em Crianças com Distúrbios no Desenvolvimento Neurológico

  • Gustavo Gomes de Souza PUC-MG
  • Rosilane Ribeiro da Mota PUC-MG

Resumo


Crianças com algum Distúrbio no Desenvolvimento Neurológico, como aquelas que possuem Deficiência Intelectual e TEA (Transtorno do Espectro Autista), precisam de atenção especial no desenvolvimento de suas habilidades mentais e cognitivas. Estes distúrbios causam limitações em habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas, requerendo estímulo para o desenvolvimento destas. Durante as pesquisas realizadas, pôde-se observar que encontrar soluções voltadas para este público é uma tarefa complicada, o que sugere que existem poucos trabalhos com foco no público com DDN. Portanto, buscando ser um aditivo a essa quantidade de soluções e ao suporte ao público alvo, este trabalho desenvolveu um jogo sério com foco educativo a fim de estimular habilidades relacionadas à identificação e comparação das propriedades dos objetos. Com base nos resultados dos testes, conclui-se que a solução desenvolvida é capaz de estimular as habilidades propostas. A aplicação tem um grande potencial de evolução, se forem aumentadas a bateria de tarefas trabalhando o mesmo conceito e a quantidade de habilidades estimuladas.

Palavras-chave: Educação Especial, Distúrbios no Desenvolvimento Neurológico, Deficiência Intelectual, Neurodiversidade, Jogo digital, Crianças, Especialistas

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Publicado
06/11/2023
SOUZA, Gustavo Gomes de; MOTA, Rosilane Ribeiro da. Gamificação para Aquisição de Habilidades Matemáticas Estimulação das Habilidades Geométricas em Crianças com Distúrbios no Desenvolvimento Neurológico. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 717-728. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234036.