História ensinada por um sistema? Análise a partir do jogo “Revolução Neolítica”
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as relações entre o processo de ensino-aprendizagem da ciência histórica e os jogos de tabuleiro, apresentando especificamente o jogo “Revolução Neolítica”, desenvolvido para problematizar os conceitos históricos de nomadismo, domesticação da natureza e sedentarismo. Visando compreender as relações entre o sistema do jogo e as possibilidades de aprendizado que advém do mesmo, o jogo é analisado a partir dos conceitos de retórica procedimental e da noção de “árvore de decisões”, da Teoria dos Jogos. O sistema do jogo, ainda que permita desfechos variados, se associa às possibilidades de um processo histórico que transforma a paisagem humana, produzindo um estado perceptível a todos os envolvidos no jogo.
Palavras-chave:
jogo de tabuleiro, ensino de História, Revolução Neolítica, sistema
Referências
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Publicado
06/11/2023
Como Citar
GIACOMONI, Marcello Paniz; XEXÉO, Geraldo.
História ensinada por um sistema? Análise a partir do jogo “Revolução Neolítica”. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 750-758.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234127.