I Am Fish e o desenvolvimento de uma estratégia para análise de jogos digitais educativos informais
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um guia analítico para o estudo de jogos digitais educativos informais, enquanto artefatos capazes de propiciar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Desenvolvemos a estratégia baseados na abordagem de Values at Play e dos conteúdos de aprendizagem, tecendo relações teóricas que pautaram a análise sobre os conhecimentos que podemos aprender em jogos informais e os valores que contêm. A investigação do jogo digital “I Am Fish” revelou contribuições para o ensino de Física e Biologia, bem como reflexões sobre o que chamamos socialmente de humanidade e natureza.
Palavras-chave:
ensino de ciências, análise de jogos, Values at Play, conteúdos de aprendizagem
Referências
Cleophas, M. G., Cavalcanti, E. L. D. e Soares, M. H. F, B. (2018). Afinal de contas, é jogo educativo, didático ou pedagógico no ensino de química/ciências? Colocando os pingos nos “is”. In: Cleophas, M. G.; Soares, M. H. F. B. (org.). Didatização lúdica no ensino de química/ciências. São Paulo: Livraria da Física, p. 33-43.
Coeli, H. B. N. M., Minetto, J. M. M., Lefebvre, R. B., Oliveira, R. D. V. L., Fary, B. A. (2021). “Representações de ciência e cientista a partir do jogo League of Legends”, In: Proceedings of SBGames 2021, Gramado - RS - Brazil.
Flanagan, M. e Nissenbaum, H. (2016). Values at Play: valores em jogos digitais. Editora Blucher.
Godfrey-Smith, P. (2019). Outras mentes: O polvo e a origem da consciência. Editora Todavia SA.
Krenak, A. (2020). A vida não é útil. Editora Companhia das Letras.
Orlandi, E. (2005). Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes.
Paiva, C. A. e Tori, R. (2017). "Jogos Digitais no Ensino: Processos cognitivos, benefícios e desafios", In: Proceedings of SBGames 2017, Curitiba - PR - Brazil, p. 1052-1055.
Zabala, A. (2010). A prática educativa: como ensinar. reimp. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed.
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Zabala, A. (2010). A prática educativa: como ensinar. reimp. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
LEFEBVRE, Rodrigo Barcellos; OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de.
I Am Fish e o desenvolvimento de uma estratégia para análise de jogos digitais educativos informais. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 759-768.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233936.