I Am Fish e o desenvolvimento de uma estratégia para análise de jogos digitais educativos informais

  • Rodrigo Barcellos Lefebvre UFPR
  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira UFPR

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um guia analítico para o estudo de jogos digitais educativos informais, enquanto artefatos capazes de propiciar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Desenvolvemos a estratégia baseados na abordagem de Values at Play e dos conteúdos de aprendizagem, tecendo relações teóricas que pautaram a análise sobre os conhecimentos que podemos aprender em jogos informais e os valores que contêm. A investigação do jogo digital “I Am Fish” revelou contribuições para o ensino de Física e Biologia, bem como reflexões sobre o que chamamos socialmente de humanidade e natureza.

Referências

Cleophas, M. G., Cavalcanti, E. L. D. e Soares, M. H. F, B. (2018). Afinal de contas, é jogo educativo, didático ou pedagógico no ensino de química/ciências? Colocando os pingos nos “is”. In: Cleophas, M. G.; Soares, M. H. F. B. (org.). Didatização lúdica no ensino de química/ciências. São Paulo: Livraria da Física, p. 33-43.

Coeli, H. B. N. M., Minetto, J. M. M., Lefebvre, R. B., Oliveira, R. D. V. L., Fary, B. A. (2021). “Representações de ciência e cientista a partir do jogo League of Legends”, In: Proceedings of SBGames 2021, Gramado - RS - Brazil.

Flanagan, M. e Nissenbaum, H. (2016). Values at Play: valores em jogos digitais. Editora Blucher.

Godfrey-Smith, P. (2019). Outras mentes: O polvo e a origem da consciência. Editora Todavia SA.

Krenak, A. (2020). A vida não é útil. Editora Companhia das Letras.

Orlandi, E. (2005). Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes.

Paiva, C. A. e Tori, R. (2017). "Jogos Digitais no Ensino: Processos cognitivos, benefícios e desafios", In: Proceedings of SBGames 2017, Curitiba - PR - Brazil, p. 1052-1055.

Zabala, A. (2010). A prática educativa: como ensinar. reimp. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed.
Publicado
2023-11-06
Como Citar
LEFEBVRE, Rodrigo Barcellos; OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de. I Am Fish e o desenvolvimento de uma estratégia para análise de jogos digitais educativos informais. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), [S.l.], p. 759-768, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27866>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233936.
Seção
Trilha de Educação – Artigos Completos