Jogos digitais no ensino da matemática: uma revisão da literatura

  • Gilberto Batista Damaceno Júnior IFB
  • Jesse Nery Filho IFB
  • Maria Talita R. Pinheiro IFB

Resumo

Esta Revisão da Literatura teve como objetivo investigar os benefícios e dificuldades que pesquisadores enfrentaram durante o uso do jogo digital em aulas de Matemática no ensino básico brasileiro. Foram definidos o objetivo do estudo, string de busca, período e plataformas nas quais a pesquisa seria realizada. 129 estudos foram encontrados, e após três etapas de leitura, seis deles foram selecionados para a análise dos dados, e percebeu-se que os estudantes gostaram das atividades realizadas pois o jogo trouxe contexto aos conceitos e possibilitou que os mesmos pudessem ter um diálogo mais aberto entre si e com o professor para tirar dúvidas, ou apresentar a lógica usada para chegar a determinadas respostas.

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Publicado
2023-11-06
Como Citar
DAMACENO JÚNIOR, Gilberto Batista; NERY FILHO, Jesse; PINHEIRO, Maria Talita R.. Jogos digitais no ensino da matemática: uma revisão da literatura. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), [S.l.], p. 804-813, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27870>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233450.
Seção
Trilha de Educação – Artigos Completos