Jogos digitais no ensino da matemática: uma revisão da literatura
Resumo
Esta Revisão da Literatura teve como objetivo investigar os benefícios e dificuldades que pesquisadores enfrentaram durante o uso do jogo digital em aulas de Matemática no ensino básico brasileiro. Foram definidos o objetivo do estudo, string de busca, período e plataformas nas quais a pesquisa seria realizada. 129 estudos foram encontrados, e após três etapas de leitura, seis deles foram selecionados para a análise dos dados, e percebeu-se que os estudantes gostaram das atividades realizadas pois o jogo trouxe contexto aos conceitos e possibilitou que os mesmos pudessem ter um diálogo mais aberto entre si e com o professor para tirar dúvidas, ou apresentar a lógica usada para chegar a determinadas respostas.
Palavras-chave:
jogos digitais, matemática, ensino
Referências
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Publicado
06/11/2023
Como Citar
DAMACENO JÚNIOR, Gilberto Batista; NERY FILHO, Jesse; PINHEIRO, Maria Talita R..
Jogos digitais no ensino da matemática: uma revisão da literatura. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 804-813.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233450.