Química em Minecraft: Análise do Objeto Educacional "PROPRIEDADES DA MATÉRIA"
Resumo
Este artigo é fruto de um projeto de dissertação em andamento do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS, utilizando-se deste material para fundamentar esta pesquisa se analisou uma lição de Química de um jogo digital de Minecraft Education através dos conceitos de Sondagem e Telescopagem de Johnson (2005), de Ludemas de Pinheiro e Branco (2018) e Espírito Científico de Schnetzler (2002). Como método estipulou uma pesquisa bibliográfica que apresenta os conceitos anteriores e uma análise de jogo, que se baseia na forma de análise proposta pelos Ludemas, considerando a prática de jogar e suas inferências. Como resultado percebeu-se que mesmo o jogo sendo desenvolvido e disponibilizado por uma grande desenvolvedora, apresenta falta de tutoria orientada para o jogador, limitações em suas representações de química, porém todos esses fatores são superáveis dentro de uma possibilidade de desenho pedagógico que deve ser considerado no momento do desenvolvimento.
Referências
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