Química em Minecraft: Análise do Objeto Educacional "PROPRIEDADES DA MATÉRIA"

  • Vitória C. Rodrigues PUCRS / Feevale
  • Cristiano M. P. Pinheiro Feevale
  • Luciano Denardin PUCRS

Resumo


Este artigo é fruto de um projeto de dissertação em andamento do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS, utilizando-se deste material para fundamentar esta pesquisa se analisou uma lição de Química de um jogo digital de Minecraft Education através dos conceitos de Sondagem e Telescopagem de Johnson (2005), de Ludemas de Pinheiro e Branco (2018) e Espírito Científico de Schnetzler (2002). Como método estipulou uma pesquisa bibliográfica que apresenta os conceitos anteriores e uma análise de jogo, que se baseia na forma de análise proposta pelos Ludemas, considerando a prática de jogar e suas inferências. Como resultado percebeu-se que mesmo o jogo sendo desenvolvido e disponibilizado por uma grande desenvolvedora, apresenta falta de tutoria orientada para o jogador, limitações em suas representações de química, porém todos esses fatores são superáveis dentro de uma possibilidade de desenho pedagógico que deve ser considerado no momento do desenvolvimento.

Palavras-chave: Jogos educativos, Ensino de Química, Minecraft Education, Jogo de Química

Referências

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Publicado
06/11/2023
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RODRIGUES, Vitória C.; PINHEIRO, Cristiano M. P.; DENARDIN, Luciano. Química em Minecraft: Análise do Objeto Educacional "PROPRIEDADES DA MATÉRIA". In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 892-902. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233905.