Robo-Think: Um Jogo de Realidade Virtual para o Ensino de Habilidades de Pensamento Computacional

  • Daniel T. Nipo UFRPE
  • Rodrigo L. Rodrigues UFRPE
  • Rozelma França UFRPE
  • Josevandro B. Nascimento UFRPE
  • Miguel Pereira UFRPE

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) consiste em um conjunto de habilidades, baseadas nos fundamentos da Computação, que nos ajudam a solucionar problemas. Essas habilidades podem ser desenvolvidas através de diferentes métodos e recursos, dentre eles os Jogos Digitais, cuja aplicação para o ensino de PC têm sido objeto de investigação em pesquisas nacionais e internacionais. Este artigo apresenta o projeto Robo-Think, um Jogo Digital Sério de autoria do pesquisador Daniel Nipo como parte de sua pesquisa de mestrado, desenvolvido para auxiliar no ensino de habilidades de PC. Para avaliar o jogo como recurso educacional, usamos a técnica de entrevista Grupo Focal com alunos de Licenciatura em Computação, onde foram discutidas as estratégias lúdicas e habilidades de PC implementadas no projeto. Como resultados identificamos potencialidades e limitações no jogo, dados que podem balizar futuras atualizações e o desenvolvimento de novos jogos educacionais.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Jogos, Pensamento Computacional, Game Learning Analytics

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Publicado
06/11/2023
Como Citar

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NIPO, Daniel T.; RODRIGUES, Rodrigo L.; FRANÇA, Rozelma; NASCIMENTO, Josevandro B.; PEREIRA, Miguel. Robo-Think: Um Jogo de Realidade Virtual para o Ensino de Habilidades de Pensamento Computacional. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 915-924. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.232694.