Robo-Think: Um Jogo de Realidade Virtual para o Ensino de Habilidades de Pensamento Computacional
Resumo
O Pensamento Computacional (PC) consiste em um conjunto de habilidades, baseadas nos fundamentos da Computação, que nos ajudam a solucionar problemas. Essas habilidades podem ser desenvolvidas através de diferentes métodos e recursos, dentre eles os Jogos Digitais, cuja aplicação para o ensino de PC têm sido objeto de investigação em pesquisas nacionais e internacionais. Este artigo apresenta o projeto Robo-Think, um Jogo Digital Sério de autoria do pesquisador Daniel Nipo como parte de sua pesquisa de mestrado, desenvolvido para auxiliar no ensino de habilidades de PC. Para avaliar o jogo como recurso educacional, usamos a técnica de entrevista Grupo Focal com alunos de Licenciatura em Computação, onde foram discutidas as estratégias lúdicas e habilidades de PC implementadas no projeto. Como resultados identificamos potencialidades e limitações no jogo, dados que podem balizar futuras atualizações e o desenvolvimento de novos jogos educacionais.
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