Um Jogo digital: ”Linguaventura” para o auxílio no ensino-aprendizagem da alfabetização do ensino fundamental II

  • Jonatan Henrique da Silva UFV
  • Victor Barcelos Gontijo de Carvalho UFV
  • Gabriel de Freitas Paixão UFV
  • Hugo Rodrigo Gomes de Castro UFV
  • Pedro Moises de Sousa UFV

Resumo


Neste artigo, descreve-se o desenvolvimento de um jogo educacional digital, o Linguaventura, voltado para o ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. O jogo utiliza o motor gráfico Unity 3D e procura oferecer uma abordagem dinâmica para o ensino, convidando os alunos a embarcar em uma viagem por Lexiconium, um mundo de magia. O protagonista, nomeado pelo jogador, deve impedir Pedro, o Carrasco Acadêmico, de ameaçar Lexiconium com magia proibida. O artigo discute a criação e implementação do Linguaventura, seus desafios e resultados preliminares, contribuindo para a discussão sobre o uso de jogos digitais no ensino e inspirando novos projetos nessa área.
Palavras-chave: jogos digitais, jogo educacional, educação, língua portuguesa, alfabetização, RPG

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Publicado
06/11/2023
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SILVA, Jonatan Henrique da; CARVALHO, Victor Barcelos Gontijo de; PAIXÃO, Gabriel de Freitas; CASTRO, Hugo Rodrigo Gomes de; SOUSA, Pedro Moises de. Um Jogo digital: ”Linguaventura” para o auxílio no ensino-aprendizagem da alfabetização do ensino fundamental II. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 967-976. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233978.