Um Mapeamento Sistemático sobre Jogos Sérios Relacionados a Conscientização de Vetores da Dengue

  • Thomas Krevey Derkascz UTFPR
  • Helyane Bronoski Borges UTFPR
  • Gabriel Dalzoto Salles UTFPR
  • Simone Nasser Matos UTFPR
  • Isabel Cristina Torrens UTFPR

Resumo


O uso de jogos sérios tem se destacado no processo de ensino em sala de aula porque são ferramentas que chamam a atenção do aluno possibilitando trabalhar de forma divertida e eficiente. Este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático da Literatura, com foco em analisar os jogos sérios desenvolvidos para o ensino sobre o mosquito Aedes aegypti e suas doenças. Este estudo foi realizado sobre trabalhos publicados de 2014 a 2022. Após aplicados os critérios de exclusão seis estudos foram analisados. Os resultados desse mapeamento mostram que os jogos estão focados para o ensino infantil ou fundamental e que oportunidades de pesquisa envolvem as técnicas de inteligência artificial.
Palavras-chave: jogos sérios, dengue, Aedes aegypti

Referências

All, A., Castellar, E. P. N., and Van Looy, J. (2016). Assessing the effectiveness of digital game-based learning: Best practices. Computers & Education, 92, 90-103.

Araújo, D. et al. (2016). “Processo de desenvolvimento do jogo sério Missão Aedes: relações entre objetivos pedagógicos, ludicidade e implicações de design”. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), v. 27, n. 1, p. 597.

Boyle, E. A., Hainey, T., Connolly, T. M., Gray, G., Earp, J., Ott, M., and Pereira, J. (2016). An update to the systematic literature review of empirical evidence of the impacts and outcomes of computer games and serious games. Computers & Education, 94, 178-192.

Brasil. Ministério da Saúde. (2023). Combate ao Aedes Aegypti: Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya e Zika. Brasília, 2023, [link].

Buchinger, D. and Hounsell, M. S. da. (2014). “Sherlock Dengue 8: A Serious Game for Teaching about Dengue Fever Prevention with Collaboration and Competition”. 10 nov.

Araújo, D. et al. (2016). “Processo de desenvolvimento do jogo sério Missão Aedes: relações entre objetivos pedagógicos, ludicidade e implicações de design”. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), v. 27, n. 1, p. 597.

Dassanayake, D. K. M. P. M. M., Wijesinghe, S. N., Jayasiri, T. L. C., Keenawinna, K. A. R. T., Rankothge, W. H., and Gamage, N. D. V. (2020). AwareME: public awareness through game-based learning. In 2020 IEEE Region 10 Conference (TENCON), p. 662-666.

Dörner, R. S. Göbel and W. Effelsberg and J. Wiemeyer. (2016). Serious games. Basel, Switzerland: Springer International Publishing.

Faceli, K. et al. (2021). Inteligência artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021.

Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). “Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering”. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report.

Neris, R. C. D. C. (2020). “Edu no Planeta Das Galinhas”: o processo de construção de um game sobre educação financeira para crianças. In Ludicidade, Jogos Digitais e Gamificação na Aprendizagem, p. 171-176, Penso Editora.

Nintendo. (1983). Mario Bros. 1 ed. Tóquio: Nintendo Research and Development 1, 1983. Jogo eletrônico.

Nintendo. (1981). Donkey Kong. 1 ed. Tóquio: Nintendo Research and Development 1, 1981. Jogo eletrônico.

Papanastasiou, G., Drigas, A., Skianis, C., and Lytras, M. D. (2017). “Serious games in K-12 education: Benefits and impacts on students with attention, memory and developmental disabilities”. Program, 51(4), 424-440.

Porcino, T. M., Strauss, E., and Clua, E. G. (2014). Hugo against dengue: a serious game to educate people about dengue fever prevention. In 2014 IEEE 3nd International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH) (pp. 1-5). IEEE.

Santos, D. G. (2018). Conscientização Ambiental: Um Estudo Sobre o Combate da Dengue na Capital de Salvador. Revise, v. 3, nº Fluxo Contínuo, p.147-157, 2018.

Sega. (1991). Sonic The Hedgehog. 1 ed. Tóquio: Sonic Team, Sega, 1991. Jogo eletrônico.

Silva, V. C. da et al. (2011). Words Game in an Educational Context: Augmented Reality Application. In 2011 XIII Symposium on Virtual Reality (pp. 128-133). IEEE.

Sudarmilah, E. and Thoyib, M. (2019). Stop demam berdarah dengue (DBD) – virtual reality application for learning about dengue fever. International Journal of Emerging Trends in Engineering Research, v. 7, n. 11, p. 441–448, 2019.

Teixeira, T. da S. et al. (2020). “PegAgente: Modelagem de Agentes por Aprendizado de Reforço em Jogos Educacionais”. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n. 2, p. 225.

Tresnawati D. (2018). Edugame for prevention of dengue fever diseases. IOP conference series. Materials Science and Engineering, v. 434, n. 1, p. 12045.

Who. World Health Organization. (2023).Dengue and Severe Dengue, [link].

Zotero. (2023). Zotero: Your personal research assistant, [link].
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
DERKASCZ, Thomas Krevey; BORGES, Helyane Bronoski; SALLES, Gabriel Dalzoto; MATOS, Simone Nasser; TORRENS, Isabel Cristina. Um Mapeamento Sistemático sobre Jogos Sérios Relacionados a Conscientização de Vetores da Dengue. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 987-997. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234191.