Um mergulho interativo em Quarto de Despejo, de Carolina de Jesus: Projeto de Extensão Curricular

  • Marcelo La Carretta PUC Minas
  • Matheus Mendes Schlittler UNICAMP

Resumo

Apresenta-se neste artigo os resultados da produção de um Game-book que readaptou a obra Quarto de Despejo, de Carolina de Jesus, para uma narrativa não linear, baseadas em escolhas dos leitores sobre os rumos da história. Fruto de um Projeto de Extensão Curricular, feito em parceria com a Comunicação Social - PUC Minas e o Curso de Jogos Digitais da PUC Minas, Nesse intuito, oferecemos um diário de bordo, destacando as diretrizes e bases da confecção deste projeto, os pontos-chave que nortearam a formatação do mesmo, sua execução e publicação.

Referências

Benjamin, W. (2008). A tarefa do tradutor. Cadernos Viva Voz, Belo Horizonte.

DALL-E (2023). Dall·e: Modelo de inteligência artificial para geração de imagens. Acessado em 15 de setembro de 2023. [Online]. Disponível em: [link].

Gleick, J. (1987). Caos: A Criação de uma Nova Ciência. Viking, Nova York.

Fighting Fantasy (1982). Books. Acessado em 16 de junho de 2022. [Online]. Disponível em: [link].

Jakobson, R. (2007). Lingüística, Poética, Cinema. Perspectiva, São Paulo.

Juul, J. (2010). Half-real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds. The MIT Press, Cambridge.

La Carretta, M. (2018). Como fazer jogos de tabuleiro: manual prático. Appris, Curitiba.

Maria de Jesus, C. (1960). Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. Livro de Bolso, São Paulo.

Choose Your Own Adventure (1979). History. Acessado em 16 de junho de 2022. [Online]. Disponível em:www.cyoa.com/pages/history-of-cyoa.

Murray, J. (2003). Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. Editora Unesp, São Paulo.

Raw Fury (2022). Norco - game. Acessado em 16 de junho de 2022. [Online]. Disponível em: [link].

Tribuna de Minas (2023). Tribuna de minas. Acessado em 15 de setembro de 2023. [Online]. Disponível em: [link].
Publicado
2023-11-06
Como Citar
LA CARRETTA, Marcelo; SCHLITTLER, Matheus Mendes. Um mergulho interativo em Quarto de Despejo, de Carolina de Jesus: Projeto de Extensão Curricular. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), [S.l.], p. 998-1008, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27888>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233919.
Seção
Trilha de Educação – Artigos Completos