Jogos Digitais e a Neurodiversidade: Uma Revisão Sistemática

  • Daiana M. de Oliveira UNICAMP
  • Marcelle Pacífico UNICAMP
  • Marcos A. F. Borges UNICAMP

Resumo

O termo "neurodivergente" foi introduzido em 1998, quando o movimento da neurodiversidade emergiu com o objetivo de promover a aceitação e inclusão das pessoas que possuem um desenvolvimento neurológico diferente do padrão. Ao mesmo tempo, desde 1990, os videogames digitais vem ganhando cada vez mais importância na sociedade, inclusive em questões educacionais e de aprendizado, seja por meio de jogos sérios, que são desenvolvidos com o propósito de ensinar, ou mesmo por meio de jogos criados inicialmente apenas para entretenimento. Nesse contexto, este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre os benefícios e habilidades que podem ser adquiridos por pessoas neurodivergentes ao jogar e utilizar jogos digitais.

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Publicado
2023-11-06
Como Citar
OLIVEIRA, Daiana M. de; PACÍFICO, Marcelle; BORGES, Marcos A. F.. Jogos Digitais e a Neurodiversidade: Uma Revisão Sistemática. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), [S.l.], p. 1047-1053, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27895>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233972.