Jogos Digitais e a Neurodiversidade: Uma Revisão Sistemática

  • Daiana M. de Oliveira UNICAMP
  • Marcelle Pacífico UNICAMP
  • Marcos A. F. Borges UNICAMP

Resumo


O termo "neurodivergente" foi introduzido em 1998, quando o movimento da neurodiversidade emergiu com o objetivo de promover a aceitação e inclusão das pessoas que possuem um desenvolvimento neurológico diferente do padrão. Ao mesmo tempo, desde 1990, os videogames digitais vem ganhando cada vez mais importância na sociedade, inclusive em questões educacionais e de aprendizado, seja por meio de jogos sérios, que são desenvolvidos com o propósito de ensinar, ou mesmo por meio de jogos criados inicialmente apenas para entretenimento. Nesse contexto, este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre os benefícios e habilidades que podem ser adquiridos por pessoas neurodivergentes ao jogar e utilizar jogos digitais.

Referências

Almeida, L., Silva, D., Theodório, D., Silva, W., Rodrigues, S., Scardovelli, T., Silva, A., Bissaco, M. (2019). ALTRIRAS: A Computer Game for Training Children with Autism Spectrum Disorder in the Recognition of Basic Emotions. International Journal of Computer Games Technology, 2019, 1-16.

Alves, Lynn; Bonfim, Camila. Gamebook e a estimulação de funções executivas em crianças com indicação de diagnóstico de tdah: processo de pré-produção, produção e avaliação do software. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 46, p. 141-157, maio/ago. 2016

Azevedo, J., Silva, V., Soares, F., Pereira, A.P., Esteves, J.S. (2018). An Application to Promote Emotional Skills in Children with Autism Spectrum Disorders. In: Göbel, S., et al. Serious Games. JCSG 2018. Lecture Notes in Computer Science(), vol 11243. Springer, Cham. DOI: 10.1007/978-3-030-02762-9_30

Barkley, R. A. (2015). Emotional dysregulation is a core component of ADHD. In R. A. Barkley (Ed.), Attention-deficit hyperactivity disorder: A handbook for diagnosis and treatment (pp. 81–115). The Guilford Press.

Blair, C. (2016). Developmental Science and Executive Function. Current Directions in Psychological Science, 25(1), 3–7. DOI: 10.1177/0963721415622634.

Dandashi, A., Karkar, A. G., Saad, S., Barhoumi, Z., Al-Jaam, J., & El Saddik, A. (2015).

Enhancing the cognitive and learning skills of children with intellectual disability through physical activity and edutainment games. International Journal of Distributed Sensor Networks, 2015(1), 1. DOI: 10.1155/2015/165165

Denham, S. A. (2003). Relationships between Family Rituals, Family Routines, and Health. Journal of Family Nursing, 9(3), 305-330. DOI: 10.1177/1074840703255447.

Hill, E. L. (2004). Evaluating the theory of executive dysfunction in autism. Developmental Review. DOI: 10.1016/j.dr.2004.01.001.

Fiese, B. H. (2007). Routines and Rituals: Opportunities for Participation in Family Health. OTJR: Occupational Therapy Journal of Research, 27(1_suppl), 41S-49S. DOI: 10.1177/15394492070270S106.

Fonseca, V. (2009). Dislexia, cognição e aprendizagem: uma abordagem neuropsicológica das dificuldades de aprendizagem da leitura. Revista Psicopedagogia, 26(81), 339-356. Disponível em: [link].

Homer, B.D., Plass, J.L. (2021). Using Multiple Data Streams in Executive Function Training Games to Optimize Outcomes for Neurodiverse Populations. In: Fang, X. (eds) HCI in Games: Experience Design and Game Mechanics. HCII 2021. Lecture Notes in Computer Science(), vol 12789. Springer, Cham. DOI: 10.1007/978-3-030-77277-2_22

Lussier-Desrochers, D., Massé, L., Simonato, I., Lachapelle, Y., Godin-Tremblay, V., & Lemieux, A. (2023). Evaluation of the Effect of a Serious Game on the Performance of Daily Routines by Autistic and ADHD Children. Advances in Neurodevelopmental Disorders, Advance online publication. DOI: 10.1007/s41252-023-00319-4

Nóbrega Rogoski, B., Miller de Souza Caldas, R., Souza Guevara, V. L., Vasconcelos, L. A., & Pfeiffer Flores, E. (2020). O movimento ativista pela neurodiversidade no Brasil: análise de contingências e uma proposta de intervenção cultural. Recuperado de [link].

Nydén, A., Niklasson, L., Stahlberg, O., Anckarsater, H., Wentz, E., Rastam, M., & Gillberg, C. (2010). Adults with autism spectrum disorders and ADHD: Neuropsychological aspects. Research in Developmental Disabilities, 31(6), 1659-1668. DOI: 10.1016/j.ridd.2010.04.010.

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G., & PRISMA Group. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. PLoS Medicine, 6(7), e1000097. DOI: 10.1371/journal.pmed.1000097

Schwartz, F. T., Graziela, P. L., & Lauren, F. V. (2016). A importância de nomear as emoções na infância: Relato de experiência. Psicologia Escolar e Educacional, 20(3). DOI: 10.1590/2175-3539201502031019.

Zelazo, P. D., Anderson, J. E., Richler, J., Wallner-Allen, K., Beaumont, J. L., & Weintraub, S. (2013). II. NIH Toolbox Cognition Battery (CB): Measuring executive function and attention. Monographs of the Society for Research in Child Development, 78, 16-33. DOI: 10.1111/mono.12032.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Daiana M. de; PACÍFICO, Marcelle; BORGES, Marcos A. F.. Jogos Digitais e a Neurodiversidade: Uma Revisão Sistemática. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1047-1053. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233972.