Sudoku Binário como jogo no ensino médio técnico: um relato de experiência

  • Maurilio Martins Campano Junior UEM / UniCesumar
  • Larissa Fátima de Souza da Luz Santini UEM
  • Mateus Bonfim Track UEM
  • Marcos de Assumpção UEM
  • Linnyer Beatrys Ruiz Aylon UEM

Resumo


Jogos educativos facilitam o aprendizado à medida que permitem a ludicidade e a diversão em um ambiente de aprendizado. Exemplos simples como o Sudoku ou Sudoku Binário promovem um desafio lógico ao serem jogados, podendo ser trabalhados em diferentes níveis de dificuldade com diferentes faixas etárias. Assim, o objetivo deste trabalho é a avaliação da aplicação do Sudoku Binário em sala de aula, visando integrar e contextualizar os alunos ao sistema de representação binário. A prática foi realizada em três escolas públicas, envolvendo um total de 144 alunos do ensino médio técnico. Os resultados apontam para uma atividade desafiadora, divertida e que pode estimular o aprendizado dos alunos

Referências

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Publicado
06/11/2023
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CAMPANO JUNIOR, Maurilio Martins; SANTINI, Larissa Fátima de Souza da Luz; TRACK, Mateus Bonfim; ASSUMPÇÃO, Marcos de; AYLON, Linnyer Beatrys Ruiz. Sudoku Binário como jogo no ensino médio técnico: um relato de experiência. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1084-1089. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234065.