Colonizando: um jogo de tabuleiro moderno para promover a educação sexual

  • Suellen de Oliveira Espaço Ciência Viva / Fiocruz
  • Yasmin Barbosa Lima UFRJ
  • Bernardo Blasquez Taucei UFRJ
  • Eduardo Freitas Mangeli de Brito UFRJ
  • Geraldo Bonorino Xexéo UFRJ

Resumo


Este artigo apresenta o jogo Colonizando, criado para sensibilizar os adolescentes sobre os riscos de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis, promovendo uma educação sexual emancipatória. Sua estratégia, desenvolvida sob a perspectiva CienciArte, é considerada eficaz devido à capacidade dos jogos de facilitar a imersão do público-alvo no tema, ao motivá-los a superar desafios em um contexto seguro e voluntário. A vivência proporcionada pelo jogo, combinada com uma mediação adequada, incentiva o diálogo e reflexão. Essa experiência pode motivá-los a adotar comportamentos sexuais responsáveis.
Palavras-chave: Infecções Sexualmente Transmissíveis, Educação Sexual, Jogo de Tabuleiro, Jogo Educacional

Referências

Bogost, I. (2007). Persuasive Games. The Expressive Power of Videogames. The MIT Press, Cambridge.

Brasil (1990). Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: DF. Disponível em: [link] . Acesso em 28 set. 2020.

Brasil. (2023a). Ministério da Saúde. DST-AIDS. Casos de AIDS notificados no SINAN, declarados no sim e registrados no SISCEL/SICLOM, segundo capital de residência por ano de diagnóstico. Brasil, 1980-2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 maio 2023.

Brasil. (2022b.). Ministério da Saúde. DATASUS: Tecnologia da Informação a Serviço do SUS. Sífilis adquirida: notificações registradas no sistema de informação de agravos de notificação - Brasil.Disponível em: [link]. Acesso em: 10 maio 2023.

Brasil. (2022c.) Ministério da Saúde. DATASUS: Tecnologia da Informação a Serviço do SUS. Sífilis congênita: casos confirmados notificados no sistema de informação de agravos de notificação - Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 maio 2023.

Brasil. (2023d.) Ministério da Saúde. DATASUS: Tecnologia da Informação a Serviço do SUS. SISCAN - Histo do colo - por pacientes - Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 maio 2023.

Brasil. (2023e.) Ministério da Saúde. DATASUS: Tecnologia da Informação a Serviço do SUS. SISCAN - Cito do colo - por pacientes - Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 maio 2023.

Figueiró, M. N. D. (2010.) Educação sexual: retomando uma proposta, um desafio. 3 ed. Londrina: Eduel, Garris, R., Ahlers, R., Driskell, J. E. (2002). Games, Motivation, and Learning: A Research and Practice Model. Simulation & Gaming, v. 33, n. 4, p. 441–467.

Garris, R., Ahlers, R., Driskell, J. E. (2002). Games, Motivation, and Learning: A Research and Practice Model. Simulation & Gaming, v. 33, n. 4, p. 441–467

Heilborn, M. L. et al. (org.) (2006). O aprendizado da sexualidade: reprodução e trajetórias sociais de jovens brasileiros. Rio de Janeiro: Garamond e Fiocruz.

Huizinga, J. (2019). Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução: Monteiro, J. P. 9 ed. São Paulo: Perspectiva.

Hungerford, H. R.; Volk, T. L. (1990). Changing Learner Behavior Through Environmental Education. The Journal of Environmental Education, v. 21, n. 3, p. 8-21.

Hunicke, R.; Leblanc, M.; Zubek, R. (2004). MDA: A formal approach to game design and Game research. In: Nineteenth National Conference of Artificial Intelligence, San Jose, California, USA.

MacGonigal, J. (2012). A realidade em jogo. Tradução: RIECHE, E. Rio de Janeiro: BestSeller.

Monteiro, S. S.; Vargas, E. P; Rebello, S. M. (2003). Educação, prevenção e drogas: resultados e desdobramentos da avaliação de um jogo educativo. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 83, p. 659-78.

Organização Pan-Americana da Saúde / Ministério da Saúde. (2017). Saúde e sexualidade de adolescentes. Construindo equidade no SUS. Brasília, DF: OPAS, MS.

Organização Pan-Americana da Saúde. (2023). Organização Pan-Americana da Saúde. HPV e câncer do colo do útero. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 maio 2023.

Sawad, A. C. M. B; Araújo-Jorge, T. C.; Ferreira, F. R. (2017). Cienciarte ou ciência e arte? refletindo sobre uma conexão essencial. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 13, n. 3, p. 158-177.

Sawyer, S. M., Azzopardi, P. S., Wickremarathne, D., and Patton, G. C. (2018). The age of adolescence. Lancet Child & Adolesc Health, v. 2, n. 3, p. 223–228.

Schell, J. (2014). The art of game design: A book of lenses. 2 ed. Boca Raton: A K Peters/CRC Press.

Schall, V.; Monteiro, S.; Rebello, S.; Torres, M. (1999). Evaluation of ZIG-ZAIDS Game: an entertaining educational tool for HIV/Aids prevention. Cadernos de Saúde Pública, v. 15, supl. 2, p. 107-119.

Taucei, B. B. (2019). ENDO-GDC: Desenvolvimento de um game design canvas para concepção de jogos educativos endógenos. Dissertação (Mestrado Engenharia de Sistemas e Computação) — COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Winn, B. M. (2009). The design, play, and experience framework. In: Handbook of research on effective electronic gaming in education. IGI Global, p. 1010–1024.

Xexéo, G. (2022). Introdução à Teoria de Projeto de Jogos. In: Piccolo, P. T.; Carvalho, A. V. (Org.) Jogos de Tabuleiro na Educação. São Paulo: Editora Devir.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Suellen de; LIMA, Yasmin Barbosa; TAUCEI, Bernardo Blasquez; BRITO, Eduardo Freitas Mangeli de; XEXÉO, Geraldo Bonorino. Colonizando: um jogo de tabuleiro moderno para promover a educação sexual. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1211-1222. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233494.