Estruturação e Aplicação de um Padrão de Game Design Document

  • Ian C. B. Rêgo UFPA
  • Sandro R. B. Oliveira UFPA
  • Carlos S. Portela UFPA

Resumo


A etapa de game design envolve a criação de todos os elementos do jogo, como som, imagens, personagens e enredo. No entanto, equipes de jogos menos experientes podem enfrentar dificuldades devido à falta de um modelo para criação do Game Design Document (GDD). Nessa pesquisa, foram identificadas fases que contribuíram para a criação de um padrão de GDD com metodologia, etapas, papéis e estruturas que auxiliam as equipes a documentarem o desenvolvimento de seus jogos. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura e uma prova de conceito utilizando a franquia de jogos Super Mario da Nintendo. O estudo identificou pontos importantes sobre o padrão proposto e avaliou sua aplicabilidade em um contexto real de uso.
Palavras-chave: design do jogo, documento de design do jogo, gdd, padrão

Referências

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Publicado
06/11/2023
RÊGO, Ian C. B.; OLIVEIRA, Sandro R. B.; PORTELA, Carlos S.. Estruturação e Aplicação de um Padrão de Game Design Document. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1372-1377. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235448.